Mapa do ataque japonês a Pearl Harbor é leiloado nos EUA por US$ 425 mil

O mapa foi preparado pelo piloto Mitsuo Fuchida e usado para detalhar o resultado da missão ao Imperador Hirohito, em dezembro de 1941.

Do Mundo-Nipo

Mapa de ataque a Pearl Harbor (Foto: Casa Christie)
O mapa foi usado para detalhar o resultado da missão para o Imperador Hirohito (Foto: Casa Christie)

O mapa contendo os resultados do ataque aéreo japonês a Pearl Harbor foi arrematado por US$ 425 mil na casa de leilões Christie, em Nova York, na última sexta-feira.

Desenhado à mão e medindo 80 centímetros por 60 centímetros, o mapa foi preparado por Mitsuo Fuchida, piloto principal do ataque em 07 de dezembro de 1941.

De acordo com a descrição feita pela Christie, baseando-se nas memórias de Fuchida, o mapa foi usado para detalhar o resultado da missão para o Imperador Hirohito, em 26 de dezembro de 1941.

Inscrito com o aviso “Top Secret”, o mapa mostra os nomes dos navios de guerra americanos danificados e os números de bombas e torpedos usados no ataque, bem como as avaliações sobre o grau de danos em uma escala de quatro pontos, variando de “menor” para “afundado”.

Fuchida, que liderou a primeira onda de ataques, enviou o sinal de rádio que dizia “Tora! Tora! Tora!”, indicando o sucesso do súbito ataque.

Depois de estar na posse de um historiador norte-americano, o mapa foi adicionado a Coleção Malcolm S. Forbes, em Nova York.

Neste sábado, dia 7 de dezembro de 2013, o ataque surpresa japonês contra a base de Pearl Harbor, no Havaí, completa 72 anos.

As informações são das agências japonesas Jiji Press e Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Inscrição para Intercâmbio Cultural Brasil-Japão vai até o dia 7 de janeiro

Next Article

Patinação artística: Mao Asada vence Grand Prix Final em Fukuoka

Related Posts