Zoo japonês confirma que panda Shin Shin sofreu “falsa gravidez”

A fêmea apresentou sintomas típicos de gravidez como apetite e atividade física reduzida, incluindo oscilações hormonais.

Do Mundo-Nipo

Panda Shin Shin (Foto: Ueno Zoo/Kyodo)
A fêmea apresentou sintomas típicos de gravidez como apetite e atividade física reduzida, incluindo oscilações hormonais (Foto: Ueno Zoo/Kyodo)

Especialistas do Zoológico Ueno, em Tóquio, concluíram que a panda gigante Shin Shin, de 8 anos, experimentou uma “falsa gravidez”, informou o zoológico nesta segunda-feira (5).

De acordo com o zoológico, Shin Shin está de volta ao normal depois de mostrar sinais de gravidez, incluindo falta de apetite e atividade reduzida, que desapareceram gradualmente desde meados de junho.

Shin Shin não deu à luz, apesar de um teste realizado no dia 11 de julho ter mostrado que seu nível de progesterona indicava gravidez, de acordo com os especialistas do zoológico.

O período de gestação para pandas gigantes é de 140 dias decorridos, e Shin Shin acasalou com o panda de nome Ri Ri, em 12 de março, portanto, a conclusão foi de que a panda não estava grávida.

A fêmea começou a mostrar apetite reduzido e oscilações hormonais no final de maio, e foi removida de exibição pública no dia 4 de junho. No entanto, passado os 140 dias desde o acasalamento, ela voltou a ser exibida no dia 2 de julho, depois de especialistas suspeitarem que a panda sofrera de uma “falsa gravidez”.

Kiyoshi Nagai, gerente de relações públicas do Ueno Zoo, disse que a unidade vai concentrar-se em observar “sistematicamente” o estado de saúde de Shin Shin até a próxima época de acasalamento.

A confirmação da “falsa gravidez” de Shin Shin foi recebida com tristeza por todos os interessados, pois a baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade e a destruição de seu habitat natural, têm colocado a espécie sob forte ameaça de extinção.

As informações da agência Kyodo.

 

Veja mais notícias sobre Natureza em mundo-nipo.com/variedades/natureza . Siga também oMundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Okinawa está alerta com queda de helicóptero militar dos EUA

Next Article

Evento de sumô em Fukushima encoraja vítimas do terremoto e tsunami de 2011

Related Posts