Espacial Natureza

‘Cerejeira espacial’ surpreende japoneses após florescer 6 anos antes do previsto

Antes de tornar-se uma precoce árvore de cerejeira, ela foi enviada, em 2008, para a Estação Espacial Internacional.

Do Mundo-Nipo

Cientistas japoneses se surpreenderam com o crescimento rápido e o florescimento precoce de uma cerejeira procedente do espaço. A árvore, de apenas quatro anos, floresceu em abril, seis anos antes do previsto. Não é um exemplar qualquer, ela protagonizou uma odisseia espacial.

 

Cerejeira espacial floresce antes do tempo (Foto: Kyodo)

A muda da “cerejeira espacial” foi colhida de uma cerejeira cuidada por monges há gerações e que, segundo eles, tem cerca 1.250 anos (Foto: Kyodo)

 

Antes de tornar-se uma precoce árvore de cerejeira, ela foi selecionada junto a outras sementes que foram enviadas, em 2008, para a Estação Espacial Internacional (ISS), juntamente com o astronauta Koichi Wakata, que agora é o comandante da estação.

Depois de dar 4.100 voltas em torno do planeta, as sementes então foram trazidas para a Terra oito meses mais tarde. Algumas foram dissecadas em laboratório, enquanto outras voltaram ao seu local de nascimento para serem plantadas.

A muda da “cerejeira espacial” em questão retornou ao seu local de origem, no templo Ganjoji, onde já alcançou quatro metros de altura e deu nove flores com cinco pétalas cada em menos de cinco anos de plantada.

Trata-se de uma muda colhida de uma cerejeira cuidada por monges há gerações e que, segundo eles, teria nada menos que 1.250 anos.

Uma pesquisadora associada ao projeto, Kaori Tomita-Yokotani, da Universidade de Tsukuba, se disse surpresa com a maturação extremamente rápida.

“Pode ser consequência da exposição da muda aos raios cósmicos”, lançou a hipótese. A polinização da cerejeira por outras espécies que florescem mais cedo também poderia explicar o fenômeno, acrescentou.

“A partir de um ponto de vista científico, atualmente não sabemos o que aconteceu e porque esta jovem cerejeira está tão adiantada para sua idade”, admitiu a pesquisadora.

No Japão, a floração das cerejeiras anuncia a chegada da primavera com um espetáculo floral que só é visto no país, já que o Japão é país com o maior número global de árvores de cerejeiras.

(Do Mundo-Nipo com Agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta