Imperador do Japão completa 80 anos

Cerca de 24 mil pessoas visitaram o Palácio Imperial na manhã desta segunda-feira para celebrar o aniversário do imperador.

Do Mundo-Nipo

Imperador Akihito e imperatriz Michiko (Foto: Kyodo)
O imperador apareceu na varanda do palácio três vezes no período da manhã e acenou para simpatizantes. (Foto: Kyodo)

Milhares de pessoas visitaram o Palácio Imperial do Japão nesta segunda-feira (23) para celebrar o aniversário do imperador Akihito, que completou hoje 80 anos.

O Imperador, que estava acompanhado da imperatriz Michiko, do príncipe herdeiro Naruhito e a princesa Masako, e do príncipe Akishino e da princesa Mako, apareceu na varanda do palácio três vezes no período da manhã e acenou para simpatizantes.

Em seu discurso, o Imperador expressou sua profunda gratidão a todos e reiterou sua intenção de continuar mantendo sua carga de trabalho habitual, embora em breve comece a delegar alguns compromissos devido a idade.

Ele comentou sobre a reconstrução contínua das áreas atingidas pelo terremoto e tsunami de 2011, que devastaram o nordeste do Japão e acrescentou que, este ano, um poderoso tufão atingiu ilha de Izu Oshima, ao sul de Tóquio, e que o vento e as inundações causaram danos em muitas outras áreas.

O imperador disse que vai continuar obervando a situação das vítimas de catástrofes e desejou a todos um feliz ano novo.

Cerca de 24 mil pessoas visitaram o Palácio Imperial na manhã desta segunda-feira, segundo a Agência da Casa Imperial.

O imperador Akihito, que assumiu em 07 de janeiro de 1989, é o segundo imperador japonês, junto com seu pai Hirohito, a ter chegado aos 80 anos ocupando o trono.

“Apesar de aceitar os limites decorrentes da idade, espero que continue a desempenhar o meu papel da melhor forma possível”, disse o imperador em uma conferência de imprensa realizada na última quarta-feira.

A partir de 2015, o príncipe Naruhito e seu irmão, Akishino, devem realizaras visitas que desde 1992 o imperador e imperatriz fazem anualmente no Dia da Criança e Dia do Respeito.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Patinação artística: Mao Asada lidera programa curto no All-Japan Championships

Next Article

Três vazamentos de água são encontrados em barreiras de Fukushima Daiichi

Related Posts