Crescimento econômico Japão deverá desacelerar para 0,9% em 2014

A previsão de recuo é devida ao amento do imposto sobre vendas que entrou em vigor em abril.

Do Mundo-Nipo

Oito Tink tanks (Centro de Estudos), especializados em economia e política internacional, previram que o crescimento da economia real do Japão no ano fiscal de 2014 irá desacelerar para 0,9 por cento, em média, a partir de 2,3 por cento do exercício anterior, conforme o aumento do imposto sobre o consumo em 1º de abril.

A taxa de crescimento prevista para o exercício que começou no mês passado compara com a projeção de 1,4 por cento do governo.

Mas os think tanks esperam que a taxa de crescimento nominal acelere para 2,5 por cento contra 1,9 por cento, conforme o aumento dos preços.

Entretanto, o excesso incomum do crescimento econômico real sobre o crescimento nominal poderia, assim, ser revertida pela primeira vez em 17 anos.

A taxa nominal é o valor calculado levando-se em conta os preços do ano corrente, ou seja, se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final. Já a taxa real é medida com o preço fixado no ano anterior, tirando-se desse cálculo o efeito da inflação.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Lancamento foguete H 2A em 24 05 2014 Fotos Kyodo JAXA 900x550 atualizdo em 17 02 2016

Japão lança satélite para monitorar terremotos

Next Article

Companhia japonesa de dança inova ao usar ‘drones’ em apresentações

Related Posts