Ministro japonês pede à governos locais medidas preventivas contra dengue

O número de casos aumentou para 85, incluindo um infectado fora de Tóquio.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O ministro da Saúde do Japão, Yasuhisa Shiozaki, afirmou que os governos locais precisam adotar medidas preventivas contra o alastramento da dengue. Nesta quarta-feira (10), em Tóquio, Shiozaki falou à imprensa após visitar o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, que tem analisado o vírus da dengue devido ao surto da doença no país.

 

Agentes da saúde pública de Tóquio têm contantemente pulverizado o parque Yoyogi (Foto: Shiro Nishihata/AJW)
Agentes da saúde pública de Tóquio têm constantemente pulverizado o parque Yoyogi (Foto: Shiro Nishihata/AJW)

 

O ministro disse que “é preciso que as pessoas estejam precavidas contra as picadas de mosquitos”. Shiozaki apelou ainda aos governos locais para que adotem medidas preventivas, como, por exemplo, o combate de mosquitos em locais de grande aglomeração pública.

O apelo do ministro acontece um dia após um homem, que vive na cidade de Chiba, perto de Tóquio, ser confirmado como a primeira pessoa no país sem registro de viagem recente ao exterior a ter sido infectado com o vírus da dengue fora de Tóquio.

O homem, de 60 anos e morador numa instalação de bem-estar social na cidade de Inage, afirmou que não esteve no parque Yoyogi, no coração de Tóquio, onde 85 pessoas foram confirmadas terem contraído a doença através de picadas de mosquitos após passarem no parque ou em suas mediações, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em 27 de agosto, o ministério confirmou o primeiro caso nacional de dengue em quase 70 anos, e o número de pacientes relatados tem aumentado diariamente.

Até a semana passada, acreditava-se que o foco do mosquito concentrava nas mediações do parque. Entretanto, após confirmados os recentes casos de dengue autóctones (aqueles que são transmitidos dentro do país) em outras províncias, e sem que o paciente tenha passado perto do parque, a questão tornou-se o primeiro surto nacional de dengue desde 1945.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Austrália planeja comprar submarinos japoneses

Next Article

Preço da gasolina no Japão tem oitava queda semanal consecutiva

Related Posts