Sobe para 104 o número de casos de dengue transmitidos dentro do Japão

Mais sete casos foram confirmados apenas nesta quinta-feira.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O Ministério da Saúde do Japão informou nesta quinta-feira (11) que foram confirmados mais 19 novos casos autóctones de dengue (aqueles contraídos dentro do próprio país) entre segunda e quarta-feira, elevando o número para 104 desde dia 27 de agosto, quando foi detectado o primeiro caso autóctone de dengue no país em 70 anos.

 

Dengue: uma parte do parque Yoyogi, em Tóquio, foi interditada no dia 4 de setembro (Foto: Takaharu Yagi/AJW)
O surto levou o governo de Tóquio a interditar uma parte do parque Yoyogi, em 4 de setembro (Foto: Takaharu Yagi/AJW)

 

Segundo o ministério, o total de 104 pessoas infectadas envolve 15 províncias do país. Somente nesta quinta-feira, sete foram confirmadas em Tóquio e na vizinha região de Yokohama.

Na quarta-feira (10), o ministro da Saúde do Japão, Yasuhisa Shiozaki, apelou aos governos locais para adotarem medidas preventivas, como, por exemplo, o combate aos mosquitos em locais de grande aglomeração pública. No mesmo dia, Shiozaki visitou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, que tem analisado o vírus da dengue desde que o primeiro caso foi confirmado.

O apelo do ministro aconteceu um dia após um homem, que vive na cidade de Chiba, perto de Tóquio, ser confirmado como a primeira pessoa no país sem registro de viagem recente ao exterior a ter sido infectada com o vírus da dengue fora de Tóquio.

O homem, de 60 anos e morador numa instalação de bem-estar social na cidade de Inage, afirmou que não esteve no parque Yoyogi, no coração de Tóquio, onde 85 pessoas foram confirmadas, até a quarta-feira, terem contraído a doença através de picadas de mosquitos após passarem no parque ou em suas mediações, de acordo com o Ministério da Saúde.

Até a semana passada, acreditava-se que o foco do mosquito concentrava apenas nas mediações do parque. Entretanto, após confirmado o recente caso autóctone de dengue sem que o paciente tenha estado recentemente em Tóquio, a questão tornou-se o primeiro surto nacional desde 1945.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão pode adotar mais medidas de relaxamento monetário, diz Kuroda

Next Article

Mundial de Luta: Japão conquista duas medalhas de ouro no Uzbequistão

Related Posts