5 formas de espantar o pessimismo e atrair o otimismo

O pessimismo pode causar problemas de saúde, como ansiedade e estresse. Por essas razões, deve-se pensar positivo sempre que possível.
Carinhas smiles Foto
©Depositphotos

Atualizado em 27/03/2022

Há muitas informações nas notícias que podem influenciar nosso humor, seja alegrando ou aborrecendo. No entanto, os últimos tempos têm se provado cada vez mais difícil manter o otimismo.

Ser otimista beneficia a saúde de modo geral. Quando enfrentamos um problema, o otimismo nos ajuda a manter a serenidade e a perspectiva. Por pior que seja a situação, temos a certeza de que sairemos dela fortalecidos. Ser otimista não nos faz ter uma vida perfeita, mas nos permite evitar a amargura e a negatividade que costumam envenenar nosso coração nos momentos de crise. 

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 dicas de como ser menos pessimista, ainda que em meio a uma pandemia e crise econômica global, mas o que importa são nossos pensamentos e, se for positivo, de certo proporcionará força para superar qualquer obstáculo do cotidiano.

Veja, a seguir, 5 maneiras de lidar com o pessimismo:

1. Cuidar da saúde

Uma forma de lidar com o pessimismo é trabalhando a saúde física. Pode ser necessário melhorar a dieta, se hidratar melhor e se exercitar com mais frequência. Além disso, é importante garantir que está dormindo o suficiente. Uma melhora efetiva nesses hábitos pode aumentar a autoestima. Outra ponto a se considerar é consultar um médico, especialmente se faz algum tempo desde o último check-up. Eles podem garantir um atestado de saúde plena, ou caso tenha algo errado, um tratamento.

2. Evitar os maus pensamentos

Às vezes pode-se acabar pensando coisas ruins sobre si mesmo, o que alimenta o pessimismo. Quando percebe-se que está dizendo coisas negativas a si mesmo, deve-se contra-atacar com bons pensamentos. Talvez se tenha cometido um erro e esteja sendo duro(a) consigo mesmo(a). Pode ser bom lembrar também de um momento de sucesso.  Não há razão para os pensamentos negativos serem mais significativos que os positivos.

3. Separar tempo para relaxar

A vida pode ser maçante às vezes, e isso pode levar à negatividade e ao pessimismo. No entanto, quando se sente para baixo por que a vida está se movendo rápido demais ou tem muito a ser feito, o melhor a fazer é parar e respirar. Uma pausa rápida pode ajudar a ver os problemas com mais clareza.

4. Suporte de pessoas próximas

Quando não nos sentimos bem, devemos procurar as pessoas que nos amam e se importam conosco. Elas podem oferecer uma palavra amiga ou conselhos para enfrentar os problemas. Além disso, contar com alguém de confiança pode melhorar o astral.

Ajuda Foto
Uma palavra amiga pode ajudar a superar os momentos difíceis ©Depositphotos
5. Buscar terapia quando necessário

Caso os métodos não funcionem e os pensamentos pessimistas persistam, deve-se considerar visitar um terapeuta. Um profissional pode compreender melhor a situação e fornecer técnicas adicionais para pensar mais positivamente. Além disso, eles podem diagnosticar se o pessimismo é fruto de uma condição de saúde mental.

A importância de ser otimista

Ser otimista pode ser melhor para a saúde geral do que ser pessimista. Um estudo publicado na renomada revista científica BMC descobriu que ser pessimista pode ter um impacto negativo na saúde do coração. Quando se é alguém que costuma pensar o pior, pode perceber que isso pode causar ansiedade ou estresse. Por essas razões, deve-se tentar pensar positivo sempre que possível. Experimente estas dicas e consulte a BetterHelp para obter mais conselhos sobre como diminuir o pessimismo em sua vida.

Conclusão

Quando sentir pensamentos pessimistas e quiser reverter esse tipo de sentimento, lembre-se de que existem algumas formas de alcançar este objetivo, tais como trabalhar a saúde física, conversar com alguém, consultar um terapeuta ou tirar um minuto para relaxar quando sentir o estresse acumular. Juntas, essas dicas podem te ajudar a se tornar mais otimista. Lembre-se também de que não é necessário fazer isso sem ajuda, então procure um ente querido ou um profissional quando necessário. Eles serão capazes de te auxiliar a alcançar um bem-estar.

Sobre a autora
Marie Miguel 02
Marie Miguel

Marie Miguel é redatora especialista em pesquisas há quase uma década, cobrindo uma variedade de tópicos relacionados à saúde. Atualmente, ela está contribuindo para a expansão e o crescimento de um recurso online gratuito de saúde mental com a BetterHelp.com.

Com interesse e dedicação em lidar com os estigmas associados à saúde mental, Marie Miguel continua a focar especificamente em assuntos relacionados à ansiedade e à depressão.

Fotos: Cortesia Depositphotos

Total
16
Shares
Previous Article
Maquinas automatas da Fabricante japonesa Yaskawa Foto Yaskawa compressed

Produção industrial do Japão recua 1% em dezembro

Next Article
Estacao de trem em Toquio Foto Issei Kato 900x600 02

Tóquio tem mais de 50% dos leitos ocupados por pacientes com Covid

Related Posts