Tóquio tem mais de 50% dos leitos ocupados por pacientes com Covid

Tóquio e outras prefeituras do Japão estão sob restrições para conter casos recorde da altamente contagiosa ômicron, variante da Covid-19.
Estacao de trem em Toquio Foto Issei Kato 900x600 02
©Issei Kato

O governo de Tóquio registrou nesta terça-feira (1º) ocupação superior a 50% de seus leitos hospitalares reservados para pacientes com Covid-19, um nível que as autoridades já assinalaram anteriormente como critério para solicitar um estado de emergência, informou a agência Reuters.

A capital do Japão, bem como a maior parte do país, estão agora sob restrições para conter casos recorde de coronavírus movidos pela variante contagiosa ômicron.

De acordo com a Reuters, aproximadamente 7.000 leitos hospitalares foram reservados para pacientes com Covid em Tóquio, e as internações aumentaram acentuadamente este mês, chegando a 50,7% de ocupação nesta terça-feira, dia em que o número de novas infecções totalizaram 14.445. 

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, havia dito que 50% de ocupação dos leitos seria um limite para solicitar uma declaração de emergência ao governo central.

Contudo, na semana passada, Koike disse aos repórteres que tal pedido não seria automático e também levaria em consideração as opiniões dos especialistas em saúde e o número de casos graves.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que, “no momento, o governo não está considerando declarar estado de emergência”.

As atuais medidas de restrição permitem aos governadores regionais determinar que restaurantes e bares encurtem seus horários de expediente e deixem de servir bebidas alcoólicas.

Um estado de emergência completo, não utilizado no Japão desde que foi prolongado em agosto do ano passado, envolveria medidas mais rígidas, tais como multas para empresas que não cumprem as determinações, bem como limite de público em eventos esportivos e shows, além de restrições para funcionamento de empresas do setor de serviços.

== Mundo-Nipo (MN)
Com Agência Reuters.

Total
2
Shares
Previous Article
Carinhas smiles Foto

5 formas de espantar o pessimismo e atrair o otimismo

Next Article
Home office personalizado Foto

Veja como adequar seu home office à sua personalidade

Related Posts