Japão alerta sobre perigo de máscaras em crianças

Pediatras japoneses alertam que máscaras faciais podem dificultar a respiração e até asfixiar crianças menores de dois anos.
Pessoas no Japão de máscara | Foto: Athit Perawongmetha
©Athit P.

A Associação Pediátrica do Japão está alertando o país para o uso indevido de máscaras protetores em crianças com idade  abaixo de dois anos, afirmando que elas podem dificultar a respiração e aumentar o risco de asfixia.  O apelo da associação ocorre no momento em que o país começa a retomar suas atividades após descenso da pandemia do novo coronavírus no país.

O primeiro-ministro Shinzo Abe suspendeu recentemente o estado de emergência em todo o país, depois que o número de infecções caiu em todo o Japão. Ainda assim, ele alertou que as medidas poderiam ser retomadas caso o vírus volte a se espalhar.

Para evitar a propagação do vírus, especialistas em saúde de todo o mundo recomendam que as pessoas usem máscaras quando o distanciamento social não puder ser evitado. Mas a Associação Pediátrica do Japão alertou os pais que elas são muito arriscadas para bebês.

“As máscaras podem dificultar a respiração porque os bebês têm passagens aéreas estreitas”, o que aumenta a carga no coração, disse a associação, acrescentando que as elas também aumentam o risco de insolação. “Vamos interromper o uso de máscaras para crianças menores de 2 anos”, afirma um aviso no site da entidade.

O grupo relata que, até o momento, foram muito poucos os casos graves de coronavírus entre crianças e que a maioria delas foi infectada por membros da própria família, quase sem surtos em escolas ou creches.

O Centro para Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e a Academia Americana de Pediatria também já emitiram notas similares, afirmando que crianças com menos de dois anos de idade não devem usar coberturas faciais de pano.

Mundo-Nipo (MN)
Com Agência Reuters.

Matéria atualizada em 12/06/2020.

Total
1
Shares
Previous Article
Jennie Stejna Foto Distribuição Família Gunn 900x600 1

Mulher de 103 anos celebra com cerveja vitória sobre covid-19

Next Article
Ladeira Sannenzaka em Higashiyama Kyoto Foto JNTO compressed

Japão arcará com boa parte dos gastos de turistas no pós-pandemia

Related Posts