Estudo alerta sobre forte alta de crianças com miopia no Japão

Muitas crianças no Japão estão sofrendo de “alta miopia”, um tipo severo de problema de visão, enquanto crianças com miopia comum passa de 90%.
Exame oftalmológico em criança Foto Shutterstock
Foto: Shutterstock Free

Pesquisadores no Japão descobriram que cerca de 10% das crianças que frequentam o ginasial (ensino fundamental 2 no Brasil) sofrem de um tipo severo de problema de visão para enxergar de longe, conhecido como “alta miopia”, enquanto a porcentagem entre aqueles com miopia comum passa de 90%, informou nesta segunda-feira (4) a o canal de notícia NHK News.

O estudo foi realiza por uma equipe da Universidade de Keio, no distrito de Minato, em Tóquio. O levantamento abrangeu 1.416 crianças que frequentam o primário (ensino fundamental 1) e o ginásio (fundamental 2) em Tóquio.

A pesquisa revelou que 76,5% dos alunos do primário e 94,9% dos alunos do ginásio possuem miopia.

Entre aqueles do grupo de alunos do ginásio, pelo menos 9,9% apresentaram alta miopia, sendo incapazes de ver objetos posicionados a partir de 17 centímetros de distância com clareza.

Alta Miopia

A alta miopia é uma doença caracterizada pela miopia acima de 6 dioptrias (graus). Não se sabe exatamente sua causa, mas provavelmente estes pacientes têm uma alteração no colágeno (tipo de fibra que forma o olho), causando o aumento do comprimento do olho e consequentemente a miopia. Esta alteração tem componente genético e pode sofrer alterações de acordo com os hábitos do paciente, segundo uma matéria da Clínica Belfort.

Acredita-se ainda que a alta miopia também esteja relacionada com um alto risco de descolamento da retina.

Ainda de acordo com a NHK News, os pesquisadores afirmam que o número de casos de miopia está aumentando de forma alarmante à medida em que crianças participam cada vez menos de atividades ao ar livre, mas se dedicando mais aos smartphones, no qual a vista é forçada ininterruptamente enquanto olha para a tela do aparelho.

O professor Kazuo Tsubota, que liderou a equipe de pesquisadores da Universidade de Keio, declarou que este é um problema alarmante e que deve ser enfrentado nacionalmente.

Casos de miopia no mundo

Especialistas estimam que 4,8 bilhões de pessoas possam desenvolver a miopia até 2050, e que 940 milhões de pessoas possam ter alta miopia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou preocupação com as projeções para o futuro.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Clínica Belforte.

Total
0
Shares
Previous Article
Seleção Sub 17 do Japão derrota Senegal Foto Fifa

Japão vence Senegal e garante liderança do Grupo D no Mundial Sub-17

Next Article
Fabrica de Tofu Foto Media Commons Edicao In Time Tour

Emprego no Japão: vagas para inspeção e embalagens de tofu

Related Posts