Vacina contra demência será testada em humanos até 2022

Testes administrados em ratos foram bem sucedidos e agora pesquisadores esperam realizar testes clínicos em até 2 anos. O foco é prevenir o Alzheimer.
Vacina Foto Stockvault 01052020
Foto: Stockvault

Um grupo de pesquisadores obteve sucesso nos testes realizados em camundongos de uma vacina que previne a demência, segundo um estudo publicado na revista científica Alzheimer’s Research & Therapy. Os testes clínicos do medicamento, cujo foco é prevenir o Alzheimer, devem começar em 2 até anos.

A equipe desenvolvedora da vacina visa criar um tratamento que remova aminoácidos conhecidos como placas beta-amiloides (Aβ) do cérebro, e evite a presença de proteínas chamadas tau hiperfosforilada nos neurônios. Isso porque, segundo os pesquisadores, essas substâncias estão diretamente ligadas ao surgimento de quadros de demência.

Para isso, a vacina contra demência foi testada em camundongos com patologias relacionadas à presença da Aβ e da tau.

“Em conjunto, essas descobertas justificam o desenvolvimento dessa estratégia de vacinação dupla, que é baseada na tecnologia, para que realizemos os testes finais de [prevenção da] doença de Alzheimer humana”, afirmaram os principais autores do estudo, Anahit Ghochikyan e Mathew Blurton-Jones, em comunicado.

“Nossa abordagem visa cobrir todas as bases e superar os obstáculos anteriores na busca de uma terapia para diminuir o acúmulo de moléculas de Aβ/tau e atrasar a progressão do Alzheimer em um número crescente de pessoas em todo o mundo”, explicou Nikolai Petrovsky, outro membro do estudo.

De acordo com a equipe, diversos outros medicamentos do tipo já foram desenvolvidos e testados, mas nenhum deles combinava a prevenção do acúmulo de Aβ e da tau em apenas uma vacina. Por isso, os especialistas têm esperanças de que o sucesso nos testes com camundongos seja um bom sinal para as pesquisas em humanos, que devem começar em breve.

Com informações da Revista Galileu.

Total
25
Shares
Previous Article
Kane Tanaka comemorando o Dia dos Idosos em 2019 Foto Asahi Shimbun

Japonesa de 117 anos amplia recorde de pessoa mais velha do mundo

Next Article
Carlos Ghosn Foto Commons E Laurent 900x600 compressed

Japão condena fuga de Carlos Ghosn

Related Posts