Maior vulcão do mundo é descoberto no Oceano Pacífico, perto da costa leste do Japão

O gigante, chamado de Tamu Massif, está localizado a 1,6 mil quilômetros da costa leste japonesa. Ele ocupa uma área de 310 mil km² – mais de três vezes o tamanho da Ilha de Hokkaido..

O maior vulcão do mundo foi descoberto por cientistas da Universidade de Houston em conjunto com mais cinco universidades. O gigante, chamado de Tamu Massif, está localizado no Oceano Pacífico, a 1,6 mil quilômetros da costa leste japonesa, de acordo com uma publicação da revista científica ‘Nature Geoscience’.

Vulcão Tamu Massif (Imagem: Universidade de Houston/Divulgação)
Seu ponto mais alto tem 3,5 km de altura, o que representa a metade da altura do Monte Everest (Imagem: Universidade de Houston/Divulgação)

A base do gigantesco vulcão ocupa uma área de 310 mil km² – mais de três vezes o tamanho da Ilha de Hokkaido e maior que o Estado de São Paulo.

Mesmo distante da superfície, seu ponto mais alto tem 3,5 km de altura, o que representa a metade da altura do Monte Everest.

Os cientistas disseram que o vulcão faz parte da cadeia montanhosa Shatsky Rise, que foi formada há cerca de 145 milhões de anos quando uma série de vulcões entrou em erupção.  Então, Tamu Massif se tornou inativo por alguns milhões de anos após surgir.

“Nós demonstramos que o Tamu Massif é um imenso e solitário vulcão, formado por fluxos de lava massivos que emanam do seu centro para formar um escudo amplo e largo”, dizem os cientistas na pesquisa.

Por mais de 20 anos o Tamu Massif tem sido estudado pelo professor William Sager, da Universidade de Houston. No entanto, até agora, não estava claro se ele era um conjunto de vários pontos de erupção ou um só vulcão.

Ao reunir informações de várias fontes, incluindo amostras de material do centro do vulcão e dados coletados em navios de pesquisas, os cientistas confirmaram que a grande massa basáltica que forma o Tamu Massif veio de erupções de uma só fonte.

A investigação continua e os cientistas acreditam que seja possível descobrir outros vulcões ainda maiores que o Tamu Massif.

O maior vulcão ativo do planeta é Mauna Loa, que fica no Havaí e tem área de 5.000 km²o que representa menos de 2% da área do Tamu Massif.

Humorista tem visto cancelado para o Japão após piada sobre vítimas do terremoto