Uma equipe de pesquisadores anunciou na quarta-feira que um ovo fossilizado de dinossauro não aviário, descoberto no oeste do Japão em um estrato que data de 110 milhões de anos atrás, foi reconhecido como o menor do mundo pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records).
Medindo cerca de 4,5 por 2 centímetros e com apenas 10 gramas, quase o mesmo peso de um ovo de codorna, o ovo fossilizado foi certificado em 23 de maio, quando um artigo de jornal sobre sua descoberta foi publicado. No artigo, os pesquisadores disseram que, provavelmente, o ovo pertence a uma nova espécie de terópode.
O ovo foi encontrado em Tamba, na província de Hyogo, e data do período Cretáceo Inferior, que está compreendido entre 100,5 milhões e 145 milhões de anos atrás na escala de tempo geológico, de acordo com pesquisadores da Universidade de Tsukuba e do Museu de Natureza e Atividades Humanas de Hyogo.
Como os restos de esqueletos de pequenos dinossauros são menos comuns do que os de grandes dinossauros, como o tiranossauro, que também era um terópode, a descoberta sugere que muitos tipos diferentes de dinossauros já vagaram pelo que hoje é o Japão, disse a equipe.
Kohei Tanaka, professor assistente da Universidade de Tsukuba e membro da equipe de pesquisadores, expressou seu entusiasmo pelo reconhecimento do Guinness.
O pesquisador espera que as pessoas compreendam a importância do ovo fóssil encontrado no Japão, e que elas “reflitam sobre os diversos tipos de dinossauros em tempos pré-históricos”, disse.
Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.
Atualizado em 10/08/2020.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.