A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai testar, em breve, a vacina contra a tuberculose (BCG) no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Segundo o site VivaBem, os testes serão feitos em profissionais da saúde que estão na linha de frente das ações contra a doença.
A vacinação será realizada em 3.000 voluntários e coordenada pela Fiocruz em parceria com o Murdoch Children’s Research Institute – instituto de pesquisa médica pediátrica da Austrália.
Além de Brasil e Austrália, Espanha e Reino Unido participam do estudo. Os médicos querem descobrir se a vacina protege contra o Covid-19 ou se, pelo menos, pode amenizar os efeitos da doença.
Os voluntários receberão acompanhamento médico por um ano para monitorar a eficácia da vacina e farão testes antes da dose para confirmar que não têm resultado positivo para a presença do coronavírus.
O estudo tem como financiadora a Fundação Gates, do bilionário e ex-presidente da Microsoft Bill Gates, e já está na terceira fase de testes – a mais avançada.
Pandemia no Brasil e no mundo
Nesta quinta-feira (10) o Brasil somava 129.575 mortes e 4.239.763 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa, em boletim concluído às 20h, segundo informou o portal G1.
A média móvel de casos foi de 27.659 por dia, apontando uma variação de -29% em relação aos casos registrados em 14 dias. É a maior queda no número de novos casos que o Brasil registrou desde o início da pandemia.
Com 922 mortes registradas em 24 horas, o país também segue em tendência de queda nos óbitos considerando a média móvel, com -21%.
Quanto aos números globais, a soma é de 27.925.613 infectados e 904.675 mortos pela covid-19 em todo o mundo, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins.
Mundo-Nipo (MN)
Fontes: UOL / VivaBem | G1 / Bem Estar.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.