Fiocruz testará vacina BCG contra coronavírus

A BCG é aplicada nos recém-nascidos contra a tuberculose. A vacina é conhecida por ter uma ampla resposta imunológica.
Vacina BCG Foto Alamy Free 900x600 1
©Alamy / Free

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai testar, em breve, a vacina contra a tuberculose (BCG) no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Segundo o site VivaBem, os testes serão feitos em profissionais da saúde que estão na linha de frente das ações contra a doença.

A vacinação será realizada em 3.000 voluntários e coordenada pela Fiocruz em parceria com o Murdoch Children’s Research Institute – instituto de pesquisa médica pediátrica da Austrália.

Além de Brasil e Austrália, Espanha e Reino Unido participam do estudo. Os médicos querem descobrir se a vacina protege contra o Covid-19 ou se, pelo menos, pode amenizar os efeitos da doença.

Os voluntários receberão acompanhamento médico por um ano para monitorar a eficácia da vacina e farão testes antes da dose para confirmar que não têm resultado positivo para a presença do coronavírus.

O estudo tem como financiadora a Fundação Gates, do bilionário e ex-presidente da Microsoft Bill Gates, e já está na terceira fase de testes – a mais avançada.

Pandemia no Brasil e no mundo

Nesta quinta-feira (10) o Brasil somava 129.575 mortes e 4.239.763 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa, em boletim concluído às 20h, segundo informou o portal G1.

A média móvel de casos foi de 27.659 por dia, apontando uma variação de -29% em relação aos casos registrados em 14 dias. É a maior queda no número de novos casos que o Brasil registrou desde o início da pandemia.

Com 922 mortes registradas em 24 horas, o país também segue em tendência de queda nos óbitos considerando a média móvel, com -21%.

Quanto aos números globais, a soma é de 27.925.613 infectados e 904.675 mortos pela covid-19 em todo o mundo, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins.

Mundo-Nipo (MN)
Fontes: UOL / VivaBem | G1 / Bem Estar.

Total
1
Shares
Previous Article
Bairro comercial em Toquio Foto Kim Kyung Hoon compressed

Economia do Japão recua ao pior nível desde 1955

Next Article
Ministro japones Motegi Toshimitsu Foto Reproducao Kyodo

Japão e Reino Unido formalizam acordo comercial

Related Posts