Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
O Ministério da Saúde do Japão informou nesta quinta-feira (11) que foram confirmados mais 19 novos casos autóctones de dengue (aqueles contraídos dentro do próprio país) entre segunda e quarta-feira, elevando o número para 104 desde dia 27 de agosto, quando foi detectado o primeiro caso autóctone de dengue no país em 70 anos.
Segundo o ministério, o total de 104 pessoas infectadas envolve 15 províncias do país. Somente nesta quinta-feira, sete foram confirmadas em Tóquio e na vizinha região de Yokohama.
Na quarta-feira (10), o ministro da Saúde do Japão, Yasuhisa Shiozaki, apelou aos governos locais para adotarem medidas preventivas, como, por exemplo, o combate aos mosquitos em locais de grande aglomeração pública. No mesmo dia, Shiozaki visitou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, que tem analisado o vírus da dengue desde que o primeiro caso foi confirmado.
O apelo do ministro aconteceu um dia após um homem, que vive na cidade de Chiba, perto de Tóquio, ser confirmado como a primeira pessoa no país sem registro de viagem recente ao exterior a ter sido infectada com o vírus da dengue fora de Tóquio.
O homem, de 60 anos e morador numa instalação de bem-estar social na cidade de Inage, afirmou que não esteve no parque Yoyogi, no coração de Tóquio, onde 85 pessoas foram confirmadas, até a quarta-feira, terem contraído a doença através de picadas de mosquitos após passarem no parque ou em suas mediações, de acordo com o Ministério da Saúde.
Até a semana passada, acreditava-se que o foco do mosquito concentrava apenas nas mediações do parque. Entretanto, após confirmado o recente caso autóctone de dengue sem que o paciente tenha estado recentemente em Tóquio, a questão tornou-se o primeiro surto nacional desde 1945.
== Kyodo
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.