Cientista japonês recebe prêmio Nobel em cerimônia na Suécia

O imunologista Tasuku Honjo é o 26º japonês laureado com um Prêmio Nobel e o quinto na categoria Medicina.
Tasuku Honjo recebe Premio Nobel na Suecia Reuters 900xx600 min
Tasuku Honjo e o Rei da Suécia, Carl XVI Gustavo | Reprodução/Reuters

O cientista japonês Tasuku Honjo, laureado com o Prêmio Nobel de Medicina de 2018, recebeu o prêmio em uma cerimônia realizada ontem (11) em Estocolmo, na Suécia. Trajando roupas tradicionais japonesas, o imunologista recebeu a medalha do Rei da Suécia, Carl XVI Gustavo.

Honjo compartilhou o prêmio com James P. Allison, dos Estados Unidos.  A conquista do afamado prêmio é devido aos trabalhos revolucionários dos dois pesquisadores no tratamento contra o câncer.

Embora tenham trabalhado separadamente, Honjo e Allison descobriram um novo tipo de terapia contra o câncer por meio da inibição da regulação imune negativa. A descoberta é considerada uma nova esperança para a cura da temível doença.

Allison tem 70 anos e é professor na Universidade do Texas. Ele estudou no início dos anos 1990 a proteína CTLA-4, que funciona como uma espécie de freio do linfócito T.

Honjo, de 76 anos, é professor na Universidade de Kyoto. Ele descobriu em 1992 outra proteína na superfície dos linfócitos T: a PD-1, que também freia as células imunológicas, mas com outro mecanismo.

Desde então, ambos passaram a desenvolver medicamentos que possam inibir a atividade dessas proteínas, estimulando o sistema imunológico a atacar tumores.

As descobertas “transcendentais” feitas por ambos os cientistas “estabeleceram um princípio completamente novo” no campo da oncologia e permitem “aproveitar a habilidade do sistema imunológico para atacar as células cancerígenas”, disse a academia em comunicado na ocasião do anúncio dos vencedores.

Os dois trabalharam separadamente e vão dividir o prêmio de US$ 1 milhão.

O doutor Honjo é o 26º japonês a ganhar um Prêmio Nobel e o quinto japonês a receber a distinção na categoria Nobel de Medicina e Fisiologia.

Terapia contra o câncer
As terapias baseadas em suas pesquisas foram “impressionantemente eficientes” e tiveram sucesso no tratamento de pacientes com diferentes tipos de câncer, segundo a Assembleia do Nobel.

A CTLA-4 vem sendo usada no tratamento do melanoma (câncer de pele) avançado, enquanto a PD-1 tem sido utilizada contra tumores de pulmão, renais, linfoma e melanoma.

Novos estudos indicam que se ambas as terapias forem combinadas, o tratamento pode ser, inclusive, mais eficiente.

As terapias também produzem efeitos colaterais, como reações autoimunes do corpo. Os pesquisadores agora buscam maneiras de reduzir estes efeitos.

Veja, abaixo, a cerimônia de entrega dos prêmios na Suécia:

Do Mundo-Nipo
Fontes: Kyodo News | NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Princesa Masako em seu 55o aniversario Foto detalhe Distribuicao Agencia da Casa Imperial Do Japao min

Princesa Masako diz estar insegura para ser imperatriz do Japão

Next Article
Navios militares do Japao Foto Japanese Maritime Self Defense Dez 2018 900x600 min

Japão pretende elevar gastos militares a nível histórico

Related Posts