Japão tem mais de 1,4 mil pessoas internadas com Covid em estado grave

Os hospitais no Japão estão colapsados, enquanto números recordes de casos diários foram batidos em 15 prefeituras japonesas.
Hospital em Kawasaki nao tem mais leitos Foto Kyodo 900x600 1
©Kyodo

O Japão bateu novo recorde nacional na quantidade de casos diários de Covid-19, bem como no número de pacientes internados em 24 horas em unidades de terapia intensiva (UTIs), informou a mídia japonesa na quinta-feira (12).

Segundo noticiou a emissora estatal NHK, o Japão registrou ontem 18.882 contágios em 24 horas. Um dia antes, o país havia contabilizado 15.812, o que era o número mais alto até então.

A nova onda de contaminações pelo novo coronavírus no Japão começou no início de julho, mas no fim do mesmo mês a nação já superou a marca de 10 mil contágios pela primeira vez.

Os números recordes foram batidos em 15 prefeituras, incluindo Osaka e Okinawa. Já a capital Tóquio registrou o segundo maior número até hoje, com 4.989 confirmações. A maior marca foi atingida em 5 de agosto, com 5.042 casos, de acordo com o jornal The Japan Times e o canal online NHK News.

Apesar da alta exponencial nos casos, as mortes continuam em cerca de 300 por dia o que, apesar de elevado, mantém o padrão dos últimos meses.

Por sua vez, a quantidade de internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) por Covid-19 totalizou 72 a mais em 24 horas, elevando para 1.404 pacientes – recorde desde 26 de maio.

Especialistas locais ouvidos pelo The Japan Times destacam que a alta na curva epidemiológica não está diretamente ligada aos Jogos Olímpicos, que terminaram no dia 23 de julho. Mas ressaltam que, ao realizar o evento, os moradores acabaram tendo uma “sensação de normalidade” e relaxaram nas regras sanitárias.

A expectativa é que o país entre em uma nova prorrogação do estado de emergência que termina no fim do mês.

Campanha de vacinação

Mesmo sendo um país extremamente desenvolvido, a campanha de vacinação japonesa é considerada muito lenta. Apenas 48,3% da população iniciou o ciclo vacinal.

Apenas 36,2% dos cidadãos completaram a imunização, ou seja, tomaram duas doses das vacinas disponibilizadas no país.

Segundo o The Japan Times, o primeiro-ministro Yoshihide Suga, por sua vez, pretende vacinar 40% do país até o final deste mês, uma meta considerada extremamente baixa pelos epidemiologistas consultados pelo jornal japonês.

Ao todo, desde o início da pandemia, o Japão soma 1.090.236 casos confirmados e 15.356 óbitos pelo Covid-19.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Novo Civic hatch 1 Foto Response jp 900x600 1

Novo Honda Civic hatchback estreia no Japão

Next Article
Pessoas na estação Shinkansen em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo

PIB do Japão cresce 1,3% no 2º trimestre, mas consumo segue lento

Related Posts