Atualizado em 15/11/2024
O governo japonês lançou um apelo urgente para que a população idosa se vacine contra a Covid-19 antes do início do inverno, período em que se espera um aumento nos casos. Apesar da disponibilização de 32,24 milhões de doses de vacina para a temporada, até o momento, apenas 4,57 milhões foram entregues às instituições médicas, informou a imprensa local.
Essa baixa adesão à campanha de vacinação preocupa as autoridades de saúde, especialmente considerando os altos índices de mortalidade entre os idosos. Dados oficiais mostram que, desde a flexibilização das medidas contra a Covid-19 em maio de 2023, cerca de 32.500 pessoas morreram em decorrência da doença no Japão, sendo que 97% delas tinham 65 anos ou mais.
O ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Takamaro Fukuoka, alertou para a importância da vacinação nesse momento, apelando para que “as pessoas mais vulneráveis se protejam contra a Covid-19, especialmente durante os meses mais frios”.
“A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças graves e hospitalizações”, disse ele.
O período de vacinação foi definido entre outubro de 2023 e março de 2024, com cinco tipos de vacinas disponíveis. No entanto, a adesão da população tem sido inferior ao esperado, o que preocupa as autoridades de saúde.
== Mundo-Nipo (MN)
Foto em Destaque: Depositphotos
Verificado por Gemini: Esta notícia foi analisada e verificada por Gemini, nossa ferramenta de inteligência artificial de ponta. Quer saber mais sobre como garantimos a precisão das informações que você lê? Acesse Gemini revisor de texto.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.