Ciência e Saúde

Japão acelera vacinação e tem mais de 60% da população vacinada

©AP / Kyodo

64,4 milhões de japoneses já receberam 2 doses das vacinas contra Covid-19. A primeira dose já foi aplicada em 79,8 milhões de pessoas.

O governo do Japão informou, nesta segunda-feira (13), que mais de 50% da população do país está totalmente vacinada contra a Covid-19, enquanto cerca de 63% dos japoneses já receberam pelo menos uma dose dos imunizantes.

A intenção do governo japonês é vacinar todos aqueles que quiserem ser imunizados até outubro ou novembro. Com o avanço da vacinação, as autoridades revelaram na semana passada um plano para diminuir as restrições recomendadas nos últimos meses por causa da pandemia.

Várias outras grandes economias desenvolvidas atingiram a meta de 50% de vacinados em julho e agosto. Atrasado em relação a seus pares, o Japão intensificou a campanha antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio e agora se aproximou de países como os EUA.

A primeira dose já foi aplicada em 79,8 milhões de pessoas no Japão | ©AP / Kyodo

Segundo os dados divulgados hoje, 64,4 milhões de japoneses já receberam as duas doses das vacinas, o que equivalente a 50,9% da população. A primeira dose já foi aplicada em 79,8 milhões de pessoas, ou 63% do total de habitantes do país.

Pessoas com mais de 65 anos foram priorizadas, assim como ocorreu em outros países. O percentual de idosos totalmente vacinados já é de 88%, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro. Nesta faixa etária, 89,7% da população já recebeu pelo menos uma dose.

O Japão está aplicando as vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca/Oxford. Os produtos da Pfizer e da Moderna são aplicados em todos com mais de 12 anos. Já o da AstraZeneca foi limitado a pessoas com 40 anos ou mais.

Fonte: Valor Online / Via Nikkei Asia.