Japão confirma primeira morte por varíola dos macacos

A vítima, um homem de 30 anos, morava em Saitama e não tinha histórico de viagens ao exterior, sugerindo contágio por transmissão local.
Teste de varíola dos macacos | ©Dado Ruvic/Reuters
©Dado Ruvic/Reuters

O Ministério da Saúde do Japão informou nesta quarta-feira(13) que um homem de 30 anos, que morava na província de Saitama, perto de Tóquio, morreu por infecção de varíola dos macacos (Mpox, sigla para Monkeypox), no que se configura a primeira morte por esta doença no país, segundo informou a Kyodo News Japan.

O homem estava imunocomprometido pela infecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV), disse o ministério, e sua morte ocorreu meses depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em maio, que o Mpox não era mais uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, alegando que o alerta epidemiológico foi revogado devido ao declínio de novos casos de varíola dos macacos no globo.

Imagem de microscopia eletrônica mostra partículas do vírus Mpox | Imagem: cortesia do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão
Imagem de microscopia eletrônica mostra partículas do vírus Mpox | Imagem: cortesia do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão

De acordo com o a pasta da Saúde e o governo da província de Saitama, o homem foi diagnosticado com Mpox em um hospital local em setembro, e morreu dois meses depois. Ele não tinha histórico de viagens ao exterior, o que sugere tratar-se de uma transmissão comunitária.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, o conceito de transmissão comunitária ou local de um vírus é definido quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, sem histórico de viagem ou sem que seja possível definir a origem da transmissão.

O primeiro caso de Mpox no Japão, anteriormente conhecido como monkeypox no Japão, foi confirmado em julho do ano passado, e houve 227 casos confirmados no país até 3 de dezembro, de acordo com o ministério.

Sintomas de varíola dos macacos

A doença causa febre alta, dor de cabeça e inchaço dos gânglios linfáticos, seguido de erupções cutâneas, comumente em formato de bolhas, no rosto e em outras partes do corpo.

Enquanto a maioria dos indivíduos se recupera por conta própria em duas a quatro semanas, crianças, mulheres grávidas e aqueles que são imunocomprometidos estão especialmente em risco de os sintomas se tornarem graves.

Números da doença

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, mais de 90.000 casos e 157 mortes foram relatados em todo o mundo de janeiro de 2022 a setembro deste ano, com a Ásia vendo um aumento nas infecções desde março passado.

== Mundo-Nipo (MN)
Foto em Destaque: Reuters – Acquire Licensing Rights

Total
0
Shares
Previous Article
Jardim japonês tradicional | ©Depositphotos

A arte do jardim japonês: princípios e técnicas estéticas

Next Article
Tomiko Itaooka completou 115 anos em maio de 2023 | Foto: Kyodo/Prefeitura de Ashiya

Tomiko Itooka, de 115 anos, se torna a pessoa mais velha do Japão

Related Posts