Ciência e Saúde

Tóquio registra mais de 1.100 casos diários de Covid-19

Bairro de Shibuya | ©Kyodo

A média móvel na semana subiu para 823,3 casos por dia na capital japonesa, alta de 30,3% em relação à semana anterior.

O governo metropolitano de Tóquio anunciou que registrou 1.149 novos casos de Covid-19 em 24 horas. Com os novos registros, a capital japonesa chega a 1.000 infecções diárias de coronavírus pela primeira vez desde 13 de maio, informou a Kyodo News nesta quarta-feira (14).

A capital, sob o quarto estado de emergência em razão da pandemia de coronavírus, enfrenta um ressurgimento do vírus a poucos dias da abertura das Olimpíadas de Tóquio, na próxima semana.

No boletim divulgado hoje, Tóquio relatou quatro mortes no mesmo dia, com o número de óbitos pelo vírus em todo o país chegando a 15.000. Os casos diários em todo o país atingiram 3.000 pela primeira vez desde 2 de junho.

Novos casos em Tóquio superaram o número da semana anterior pelo 25º dia consecutivo, elevando sua média contínua de sete dias de infecções por dia para 823,3, um aumento de 30,3% em relação à semana anterior. A contagem acumulada agora é de mais de 184.000 casos registrados.

Aqueles na casa dos 20 anos de idade representaram a maior parte das infecções, somando em 326, seguidos por pessoas na faixa etária de 30 anos (214 casos) e 40 anos (209 casos). O número de casos graves teve uma redução de quatro em comparação com a semana anterior, caindo para 54.

Um painel consultivo do governo sobre a resposta ao controle do Covid-19 disse na quarta-feira que o vírus está “claramente” se espalhando na capital e nas áreas metropolitanas vizinhas, levantando preocupações sobre possível ressurgimento de nova onda do vírus no resto do país.

A preocupação maior, no entanto, é se o país conseguirá proteger voluntários, atletas e equipe técnica contra o vírus durante a realização dos Jogos de Tóquio, que tem abertura marcada para 23 de julho.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.