Estudo realizado por médicos japoneses mostra que a maioria dos pacientes que fizeram terapia com uma máquina coração-pulmão está se recuperando dos sérios sintomas do novo coronavírus (Covid-19).
Segundo o estudo, que envolveu cerca de 300 instituições médicas em todo o Japão, pelo menos 23 pacientes de infecção por coronavírus em várias partes do Japão receberam tratamento com oxigenação de membrana extracorpórea, também conhecida como ECMO nas iniciais em inglês.
Esse tipo de máquina ajuda as funções cardíacas e respiratórias, como o bombeamento de oxigênio no sangue, permitindo que o coração e os pulmões do paciente descansem enquanto esperam que os sistemas imunológicos combatam o agente patogênico em questão, ou seja, o coronavírus.
O trabalho mostrou ainda que nenhum dos 23 pacientes morreu, 12 deles terminaram o tratamento com o ECMO e agora estão se recuperando.
De acordo com os médicos, a terapia com o ECMO requer técnicas médicas especializadas, e o sistema médico japonês possibilita que cerca de 300 pacientes de coronavírus recebam esse tratamento ao mesmo tempo.
O médico Shinhiro Takeda diz que ficou claro que o ECMO pode salvar um certo percentual de pacientes em estado grave, e acrescentou que os médicos vão se esforçar para melhorar a precisão da terapia em todo o país.
Relatórios
Relatório de uma missão conjunta, realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e a China, afirma que cerca de 80% de pacientes confirmados por laboratórios como tendo contraído o coronavírus têm sintomas leves ou moderados, enquanto 6,1% ficaram em estado grave e cerca de 2% morreram.
De acordo com o relatório emitido hoje pela OMS, as atenções estão voltadas agora para a Espanha, que registra um total de óbitos para 4.089. O número de casos confirmados aumentou 8.578 entre quarta (25) e esta quinta-feira (26), contabilizando 56.188 infectados.
Alavancado pelo país ibérico e pela Itália, epicentro da pandemia na Europa, o continente já registra mais de 250 mil casos da doença.
Após ultrapassar a China, marco zero da pandemia, na última quarta-feira, a Espanha é o segundo país do mundo com o maior número de vítimas fatais da Covid-19, ficando apenas atrás da Itália, que registra 69.176 mortos.
Matéria atualizada em 26/03/2020.
Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Agência Brasil | Jornal El País.