Perigoso vírus descoberto na China chega ao Japão

Novo tipo de vírus fez uma vítima fatal na China, onde já infectou mais de 40 pessoas. A vítima no Japão é um cidadão chinês que mora em Kanagawa.
Japoneses com máscaras protetoras Foto Reuters
Foto: Reprodução/Reuters

O Japão confirmou o primeiro caso de infecção no país por um perigoso vírus recentemente descoberto na China, onde já foram registrados mais de 40 casos da doença e uma morte.

Chamado de 2019-nCoV, o vírus é um novo tipo de coronavírus, similar ao que provoca a Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS).

O paciente infectado é um cidadão chinês, de cerca de 30 anos, morador de Kanagawa, que fica ao sul de Tóquio. Segundo o Ministério de Saúde do Japão, ele visitou no início do ano a cidade chinesa de Wuhan, origem do surto.

O homem foi ao hospital no último dia 6, quando chegou ao Japão, após três dias de febre. Na quarta-feira (15), ele recebeu alta dos médicos depois de os sintomas terem regredido.

Os exames realizados pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão deram positivo para um novo tipo de coronavírus na noite de quarta-feira.

Questionado por agentes de saúde do Japão, o chinês disse que não visitou o mercado de peixes e mariscos de Wuhan, local que seria a origem do surto para as autoridades da China. No entanto, ele pode ter entrado em contato com alguns dos cidadãos infectados.

As autoridades de Wuhan disseram ontem que não descartam a possibilidade de contágio entre humanos. A hipótese passou a ser considerada depois de descoberta do caso de um homem, que trabalha no mercado citado, que passou a doença para sua esposa. Ela negou ter ido ao local.

Casos na Tailândia

Vários países da região estão em alerta depois de um caso suspeito ter sido detectado na Tailândia, o primeiro fora da China.

“Realizaremos os estudos epidemiológicos preventivos e colaboraremos com as entidades pertinentes, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), para fazer uma avaliação dos riscos”, afirmou o Ministério da Saúde do Japão em comunicado nesta quinta-feira (16).

O governo japonês está pedindo aos cidadãos do país para que tomem mais cuidado com a higiene pessoal e que busquem os hospitais locais o quanto antes caso apresentem os sintomas depois de viajarem à região central da China.

Os sintomas descritos para o coronavírus descoberto em Wuhan até o momento são febre e fadiga, tosse seca e, em muitos casos, dificuldade para respirar.

Com Agência AFE.

Total
0
Shares
Previous Article
Presídio deserto Foto Stockvault 900x550 1

Número de presos no Japão atinge o menor nível em 2 décadas

Next Article
Shinjiro Koizumi Foto Reprodução Yuki Nakao 900x550 1

Pela primeira vez, ministro do Japão pede licença-paternidade

Related Posts