Japão tem alta recorde de mulheres cientistas

Atualmente, o Japão tem o recorde 127.800 mulheres cientistas, mas permanece na última posição entre as outras nações membros da OCDE.

Do Mundo-Nipo

O número de mulheres japonesas que se dedicam à ciência bateu recorde em 2013, mostraram dados do governo, indicando que uma nova era desponta em um país onde o índice de atividade das mulheres no mercado de trabalho é extremamente baixo.

 

Haruko Obokata, autora da pesquisa sobre células Stap (Foto: Kyodo)
A foto mostra a cientista Haruko Obokata, autora da pesquisa sobre células Stap (Foto: Kyodo)

 

Segundo o Ministério de Assuntos Domésticos, em 31 de março de 2013, o Japão tinha 127.800 cientistas em todos os campos, de universidades a diferentes organizações e empresas dos setores público e privado, uma cifra que corresponde a 14,4%.

O país nunca teve tantas mulheres em laboratórios, nem a proporção nunca foi tão alta, comemorou o ministério, lembrando que até 2005, menos de 100 mil mulheres se dedicavam à pesquisa e a proporção era inferior a 12%.

Nas universidades, elas representam 25%, cerca de 40% a mais em uma década. Mas as mulheres são apenas 8% nas empresas privadas, embora tenham aumentado em 55% sua presença em dez anos.

Por outro lado, o Japão permanece na última posição neste quesito entre as outras nações da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A Rússia reivindica ter 41,2% de mulheres entre os cientistas. Também são mais representadas em Grã-Bretanha (37,7%), Itália (34,9%), Estados Unidos (33,6%), Alemanha (26,7%) e França (25,6%). O Japão, na verdade, está na lanterna de todos os países da OCDE.

Embora estejam aumentando em número, as cientistas japonesas atuam em setores tradicionalmente mais femininos. Muitos observadores, inclusive o Fundo Monetário Internacional (FMI), insistem em que o crescimento do Japão poderia disparar se o índice de atividade das mulheres fosse mais alto.

(Do Mundo-Nipo com Agências)

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos/enviados pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Campeonato Nacional de Pokémon TCG em São Paulo

Next Article

Dólar fecha em alta, com investidores procurando proteção antes do feriado

Related Posts