Do Mundo-Nipo
A queda de cabelo entre os homens, principalmente na parte superior da cabeça, é um indicativo de maior propensão a riscos cardíacos, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão.
A pesquisa, publicada este mês na revista britânica British Medical Journal Open, estudou 37 mil casos entre homens que sofrem da síndrome de Alopecia Androgenética (AA), nome científico da velha e conhecida calvície.
O estudo revelou que homens com síndrome de AA têm cerca de 32% a mais de chances de sofrer problemas coronários que os sem propensão a queda de cabelos.
Contudo, os pesquisadores alertam para o fato de que os riscos são menores se comparados com fatores como tabagismo e obesidade.
Neste sentido, a Fundação Britânica do Coração (BHF, na sigla em inglês) indicou que os homens “deveriam se focar mais em sua barriga, e não muito na quantidade de cabelo em sua cabeça”.
De acordo com a pesquisa, cerca de 50% dos homens na faixa etária de 50 anos já acusam a síndrome de AA, com perda parcial ou total de cabelos. A taxa sobe para 80% entre os homens a partir de 70 anos.
Alopecia Androgenética é um distúrbio com vários mecanismos envolvidos, sendo a ação dos hormônios andrógenos um dos principais agentes.
Até o momento não existe um consenso sobre todas as causas da calvície e a sua evolução clínica depende de vários fatores.
Segundo especialistas, a calvície é mais prevalecente entre os caucasianos e pode decorrer por herança genética com a influência de vários genes.
Para saber mais sobre Ciência e Bem-Estar, clique em mundo-nipo.com/ciencia-e-bem-estar. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.