Japão vai emitir passaporte de vacinação a partir de julho

Japão está pedindo a outros países que isentem da quarentena os viajantes japoneses portadores de certificado de vacinação.
Centro de vacinacao contra Covid 19 em Osaka Foto Reproducao Kyodo 900x600 1
©Kyodo

O governo do Japão planeja emitir os chamados passaportes de vacinação entre meados e final de julho, à medida que mais atividades ao redor do mundo se abrem para pessoas que foram vacinadas contra o Covid-19, disse o porta-voz do governo do país na quinta-feira, de acordo com a agência Kyodo.

O governo está pedindo a outros países que isentem da quarentena os viajantes portadores de documentos que certificam oficialmente seu status de vacinação ou encurtem o período de quarentena, disseram fontes governamentais à Kyodo.

“Com forma de preparação antes da emissão imediata, primeiro emitiremos os certificados de vacinação em papel, mas também faremos as considerações sobre sua emissão no formato digital”, disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, em uma entrevista coletiva regular.

Os círculos de negócios no Japão têm pedido a introdução de passaportes para vacinas à medida que as atividades econômicas reabrem, na esperança de reviver as viagens internacionais.

A União Europeia e a Associação das Nações do Sudeste Asiático também estão introduzindo certificados de vacinação para viajantes internacionais de seus estados membros.

O certificado, a ser emitido pelos municípios usando os registros do governo central, incluirá o nome do titular, data de nascimento, número do passaporte, data da vacinação e o fabricante da vacina. Tais informações serão impressas tanto em japonês como em inglês.

Os candidatos serão solicitados a preencher documentos nos governos locais até que um formato eletrônico seja desenvolvido. O certificado será emitido gratuitamente.

O governo vai atualizar o sistema de dados de vacinação para registrar informações em japonês e inglês antes do início dos pedidos de certificado, disseram as fontes.

Para os viajantes que chegam, o Japão atualmente permite a entrada apenas de nacionais e estrangeiros residentes, bem como de estrangeiros em “circunstâncias excepcionalmente especiais”.

Eles devem apresentar resultados negativos para os testes de coronavírus feitos 72 horas antes da partida do voo e observar um período de quarentena de 14 dias após a entrada no Japão.

Ritmo de vacinação no Japão

A implementação da vacinação no Japão foi lançada em fevereiro, começando com profissionais de saúde e expandida para aqueles com 65 anos ou mais a partir de abril. As vacinas para menores de 65 anos foram iniciadas recentemente em alguns municípios e por empresas para seus funcionários.

Centro de vacinacao contra Covid 19 em Osaka Foto Reproducao Kyodo
Centro de vacinação contra Covid-19 em Osaka | ©Kyodo

Apesar de o país aumentar recentemente o ritmo de vacinação, a porcentagem da população do Japão que foi inoculada ainda permanece muito menor do que a de outros países avançados.

Segundo dados do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford, menos de 16% da população recebeu ao menos uma dose e só 6% está totalmente vacinada.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Premie Yoshihide Suga em conferencia de imprensa Foto Kyodo

Japão suspenderá restrições contra Covid-19 no domingo

Next Article
Odds dados 900x600 1

Entenda a função dos odds no mercado de aposta online

Related Posts