Japoneses criam técnica que detecta câncer com precisão de 90%

Nova técnica é feita com pequena amostra de sangue e tem precisão bem maior que os exames existentes.
Exame de sangue Foto Stockvault 19112017
Foto: Ilustrativa / Stockvault

Pesquisadores do fabricante tecnológico Renatech, em parceria com o Instituto de Pesquisa do Câncer nas províncias de Chiba e de Kanagawa, no leste de Tóquio, desenvolveram um teste sanguíneo para detectar câncer e identificar o tipo de tumor com uma precisão de quase 90%, índice superior ao atual para achar marcadores de tumores cancerígenos de próstata e de cólon e do reto, informou neste domingo (19) o jornal japonês ‘Asahi’.

O método revolucionário tem como base uma máquina de produção de semicondutores. Com ela, os pesquisadores desenvolveram um equipamento capaz de medir oligoelementos no sangue.

A nova técnica requer só uma pequena amostra de sangue, o que alivia a carga física dos pacientes em relação a outro teste, e consiste na medição e comparação dos níveis de 17 tipos de oligoelementos no plasma sanguíneo, como sódio, ferro e zinco, cuja concentração varia segundo o tipo de carcinoma, explica o jornal japonês, segundo a agência de notícias ‘EFE’.

Utilizando o dispositivo, os cientistas analisaram o soro de 960 pacientes com câncer de pâncreas, próstata, cólon e do reto, mama e útero, assim como o de 550 indivíduos saudáveis, conseguindo identificar o tipo de tumor com uma precisão próxima a 90%.

Este índice de acerto é maior que o dos métodos existentes para detectar marcadores de tumores de próstata e cólon, entre 25% e 50%, disseram os pesquisadores, que esperam que o novo método ajude além disso a melhorar a detecção de carcinomas uterinos, de mama e pâncreas, para os quais não se têm estabelecido ainda marcadores definitivos, o que complica a sua descoberta.

Além dos tipos de câncer anteriormente citados, a equipe de cientistas está fazendo pesquisas com cânceres de estômago, pulmão, ovário e de outros tipos, com o objetivo de que o método seja capaz de detectar no futuro de oito a dez carcinomas.

Os pesquisadores esperam obter a aprovação correspondente das autoridades para comercializar o novo dispositivo médico em 2019, “após realizar testes em mais pacientes (…) e fazer testes clínicos”, segundo o diretor do centro de pesquisa em Chiba, Hiroki Nagase, ao jornal japonês.

Com Agência EFE / Via Jornal Asahi.

Total
0
Shares
Previous Article
Homem mata colega de rua a marteladas em Toquio Reproducao ANN News 900x550 min

Homem é preso por matar a marteladas morador de rua em Tóquio

Next Article
Orquidea rara da especie shimakumokiriso Foto Shinichi Mishima Jardim Botanico Tsukuba

Orquídea rara floresce no Japão pela primeira vez desde 1938

Related Posts