A vacinação em massa contra o Covid-19 no Japão começará somente em maio, após a imunização de profissionais da saúde, idosos, pessoas doentes e com comorbidades, noticiou o Yomiuri Shimbun nesta quarta-feira (20).
De acordo com o jornal japonês, o governo espera que toda a população adulta do país tenha recebido uma vacina até julho, uma vez que é esperado o sinal verde da agência reguladora para a vacina da Pfizer/BioNTech para o próximo mês.
De acordo com o roteiro do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, a primeira prioridade para vacinações será aplicada em cerca de 10.000 profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus. Em seguida, a vacina se estenderá a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com comorbidades.
O governo espera terminar de vacinar esses dois grupos (idosos e doentes), que somam aproximadamente de 50 milhões de pessoas, até o final de abril.
Dependendo da disponibilidade das doses, a vacinação para o restante da população, com idade a partir dos 16 anos, pode começar em maio, com o objetivo de terminar em meados de julho, disseram fontes do governo ao Yomiuri.
Por enquanto, o governo decidiu excluir menores de 16 anos do programa de vacinação por enquanto. Os Estados Unidos e as nações europeias tomaram medidas semelhantes.
“A vacinação não pode ser administrada a grupos etários para os quais não foram realizados ensaios clínicos”, disse um funcionário do governo.
O Ministério da Saúde considera acrescentar menores de 16 anos assim que alguma das vacinas comprovar segurança para administração do imunizante em crianças, conforme noticiou o Yomiuri.
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.