Do Mundo-Nipo
O professor honorário Yasuharu Suematsu, da Instituto de Tecnologia de Tóquio, e o professor norte-americano David Allis, da Rockefeller University, foram os ganhadores do Japan Prize deste ano.
Suematsu ganhou o prêmio de eletrônica, informação e comunicação durante a cerimônia realizada em Tóquio nesta quarta-feira (23), que contou com a presença do imperador Akihito e da imperatriz Michiko.
O professor japonês realizou uma pesquisa pioneira sobre lasers semicondutores para comunicação de longa distância de fibra óptica de alta capacidade.
Já Allis ganhou o prêmio por descobrir modificações em um grupo de proteínas básicas encontradas na cromatida como reguladores fundamentais da expressão genética, levando ao desenvolvimento de medicamentos para o câncer.
Os dois vencedores receberam certificados pelo prêmio e placas comemorativas na cerimônia que reuniu cerca de 900 pesquisadores de todo o mundo.
O Japan Prize é concedido anualmente para cientistas e engenheiros que fazem avanços significativos na ciência e tecnologia.
(Do Mundo-Nipo com informações da NHK)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.