Japão permitirá que quase todos os remédios sejam vendidos online em 2025

Ministério japonês da Saúde quer acabar com a regra presencial para novos medicamentos de venda livre. “Delivery” se estenderá a remédios sujeitos a receita médica.
Venda online de remédios | ©Depositphotos
Venda online de remédios | ©Depositphotos

O Japão vai permitir a venda online de praticamente todos os medicamentos já em 2025, expandindo o acesso a certos medicamentos atualmente disponíveis apenas em farmácias selecionadas, informou o jornal Nikkei.

As vendas online de medicamentos comuns de venda livre são permitidas desde 2014. A entrega em domicílio de medicamentos sujeitos a receita médica também foi permitida desde o ano passado, parte das mudanças foi provocada pela Covid-19.

No entanto, os antigos medicamentos vendidos somente com prescrição médica e que recentemente se tornaram disponíveis sem receita, incluindo certos tratamentos para constipação, alergias e incontinência, ainda serão vendidos presencialmente nas farmácias. Contudo, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar planeja disponibilizar a maioria deles on-line, desde que os pacientes sejam instruídos por meio de vídeo consulta sobre como tomá-los.

Um comitê ministerial analisará a questão até o final do ano. O objetivo é fazer as alterações legais necessárias já em 2025.

Os medicamentos em questão representam uma pequena parcela do mercado e são vendidos apenas em algumas farmácias.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo grupo político da Associação Japonesa da Nova Economia, mostrou que 76,8% dos inquiridos querem que os medicamentos sejam disponibilizados online.

O ministério pretende manter a exigência presencial de certos medicamentos, como contraceptivos de emergência. Além disso, vai restringir a compra em grandes quantidades de medicamentos por parte de pacientes menores de idade, que podem ser objeto de abuso, e exigirá consulta online com um farmacêutico, mesmo para pequenas encomendas de remédios.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Nikkei Asia
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Nintendo Switch | ©Stockvault / Depositphotos

Quanto custa um controle de Nintendo Switch?

Next Article
Preços de produtos em mercado no Japão | ©Kyou jp

Inflação ao consumidor no Japão volta a acelerar alta

Related Posts