Do Mundo-Nipo
Pesquisadores japoneses apresentaram nesta segunda-feira (24) um protótipo de recipiente portátil para células-tronco mesenquimais, o que permitirá sua conservação durante 24 horas e assim facilitar seu transporte por grandes distâncias.
O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Kyoto em cooperação com 14 companhias do setor privado, entre elas alguns fabricantes de eletrônicos.
A professora associada da universidade de Kyoto, Tomoki Aoyama, disse que o transporte de células-tronco por grandes distâncias é uma prática que tem aumentado, se tornando cada vez mais importante devido ao crescente avanço da medicina regenerativa.
O recipiente, que pesa entre 3 e 4 quilos, é construído com materiais que conservam o interior a uma temperatura estável e em condições assépticas, o que permitirá conservar e transportar durante 24 horas as células-tronco mesenquimais, comumente usadas na regeneração de ossos e cartilagens.
Embora o protótipo tenha sido desenhado de forma específica para transporte de células-tronco mesenquimais, os pesquisadores disseram que estão trabalhando no desenvolvimento de outros recipientes para células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), sendo estas capazes de gerar a maioria dos tecidos.
(Do Mundo-Nipo com a Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.