Tóquio emite alerta sobre surto infeccioso por síndrome do choque tóxico

Tóquio tem visto um aumento alarmante de infecções causadas por uma bactéria rara, altamente contagiosa e perigosa. A síndrome do choque tóxico também é chamada de bactéria comedora de carne…
Pessoas em Tóquio | ©Kim Kyung
©Kim Kyung

O Governo Metropolitano de Tóquio emitiu um alerta sanitário depois que casos de um tipo raro, porém grave, de infecção bacteriana ultrapassaram mais da metade da contagem do ano passado – 88 na capital – juntamente com 517 infecções em todo o país, informou o jornal The Japan Time neste domingo (24).

As preocupações com a disseminação da síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS, na sigla em inglês), muitas vezes apelidada de “doença carnívora”, “doença que come carne” e “bactéria comedora de carne”, levaram a Coreia do Norte a cancelar um raro jogo de futebol com o Japão que seria realizado em Pyongyang.

Em casos graves, a STSS – mais frequentemente causada pela bactéria chamada estreptococo do grupo A – pode causar necrose dos tecidos conjuntivos que cobrem os músculos. A taxa de mortalidade por essa bactéria chegou a cerca de 30% entre os indivíduos infectados em 2023, o que é “uma taxa de fatalidade extremamente alta”, de acordo com o Governo Metropolitano de Tóquio.

Micrografia da bactéria estreptococos do grupo A | Foto: Reprodução / NIAID
Micrografia da bactéria estreptococos do grupo A | Foto: Reprodução / NIAID

Em uma reunião municipal sobre controles de doenças infecciosas realizada na última sexta-feira (22), foi revelado que Tóquio somava 88 pacientes em 17 de março. Em 2023, a capital registrou um total de 141 casos e 42 mortes relacionadas às infecções.

O governo metropolitano pediu que as pessoas procurassem atendimento médico imediatamente caso apresentassem sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, inchaço nos membros, febre, vômitos e diarreia, indicativos desse tipo de infecção.

Como ocorre a transmissão?

O estreptococo do grupo A é transmitido por meio de gotículas respiratórias e contato direto com secreções corporais. Mas a infecção também pode ocorrer por meio de feridas na pele, principalmente nas mãos ou nos pés. As autoridades de saúde estão aconselhando fortemente as pessoas a aderirem a medidas preventivas básicas, tais como lavar as mãos regularmente e cuidar adequadamente de ferimentos, bem como usar máscara.

Variante M1UK

Acredita-se que uma variante denominada cepa M1UK, considerada altamente transmissível entre as bactérias estreptococos do grupo A, esteja ligada ao recente aumento de casos de STSS, pois tem sido cada vez mais detectada em pacientes desde meados de novembro do ano passado.

Faixa etária propensa à infecção

Na última década, indivíduos com 40 anos de idade ou mais foram consistentemente responsáveis por aproximadamente 90% do total de casos a cada ano em Tóquio. Mas em 2023, houve um aumento significativo de pessoas infectadas na faixa dos 40 anos.

Pessoas de todas as idades podem ser infectadas, mas a STSS é mais comum entre indivíduos com 30 anos ou mais, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.

Cancelamento de raro jogo em Pyongyang

Relatórios sobre a disseminação da doença no Japão podem ter sido a causa da decisão da Coreia do Norte de cancelar a recepção ao Japão para a tão esperada partida de futebol na terça-feira (26), com o país citando a presença de uma “doença infecciosa maligna”.

Acredita-se que medidas de precaução para evitar um surto estejam sendo tomadas pela Coreia do Norte, que é conhecida pelo estado precário de seu sistema de saúde, em meio ao número crescente de casos de STSS relatados.

No sábado, a FIFA anunciou formalmente o cancelamento da partida de qualificação para a Copa do Mundo entre a Coreia do Norte e o Japão, que estava originalmente marcada para a próxima terça-feira (26) em Pyongyang. A organização de futebol concluiu que a partida das eliminatórias asiáticas do Grupo B “não será disputada ou remarcada” devido a dificuldades em encontrar um local ou data de jogo alternativos.

Contudo, a Coreia do Norte enviou sua equipe para jogar contra o Japão no Estádio Nacional de Tóquio na quinta-feira (21). O Japão venceu a partida por 1 a 0.

Coreia do Sul alerta cidadãos sobre surto de STSS no Japão

Também na sexta-feira, a Agência de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul alertou os viajantes que visitam o Japão sobre os riscos da STSS, citando o aumento de casos, de acordo com relatos da mídia local, conforme noticiou o The Japan Time.

= Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeiras japonesas nas ruas de Tóquio | ©Stockvault

Setor privado do Japão tem crescimento sólido em março

Next Article
Premier Bet Aviator | Imagem: Reprodução / Edição MN

Análise do Premier Bet Aviator: Decolando com jogos inovadores

Related Posts