Remédio japonês que faz crescer dentes novos será lançado em 2030

Ensaios clínicos em adultos terão início a partir de julho de 2024. Já os testes com crianças ocorrem em 2025 e serão destinados às que sofrem de anodontia.
Idosos japoneses felizes | ©Depositphotos
©Depositphotos

Uma equipe de cientistas da Toregem Biopharma, uma startup farmacêutica japonesa financiada pela Universidade de Kyoto, está desenvolvendo um medicamento inovador para estimular o crescimento de novos dentes. Segundo a Kyodo News, a empresa planeja lançar o medicamento globalmente por volta de 2030.

Para garantir a segurança do medicamento, espera-se que a Toregem Biopharma inicie ensaios clínicos em adultos saudáveis a partir de julho de 2024.

Em 2018, os pesquisadores obtiveram resultados promissores nos testes com animais, conseguindo cultivar novos dentes em camundongos. Da mesma forma, o medicamento foi administrado em furões, que possuem dentes semelhantes aos humanos, resultando no crescimento de novos dentes nesses animais.

É importante ressaltar que a maioria das pessoas possui “brotos dentários” capazes de se desenvolver em novos dentes, além dos dentes de leite e permanentes. No entanto, normalmente esses brotos não se desenvolvem totalmente e desaparecem com o tempo.

A equipe de cientistas desenvolveu um anticorpo que inibe a proteína responsável por suprimir o crescimento dos dentes. O medicamento atua nos brotos dentários, estimulando seu crescimento.

Os ensaios clínicos, que terão início a partir de 2025, visarão crianças de 2 a 6 anos com anodontia, um distúrbio genético raro caracterizado pela ausência total ou parcial de dentes. Essas crianças receberão uma dose do medicamento para induzir o crescimento dentário.

Além disso, existe a esperança de utilizar o medicamento no futuro para ajudar adultos que perderam dentes devido a doenças, cáries, traumas, cirurgias, entre outros motivos.

Katsu Takahashi, cofundador da Toregem Biopharma e chefe de odontologia e cirurgia oral do Hospital Kitano em Osaka, no centro do Japão, ressalta que a falta de dentes em crianças pode afetar o desenvolvimento do osso maxilar. Ele expressa a esperança de que o medicamento seja a chave para resolver esses problemas.

== Mundo-Nipo (MN)
Com a Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Japonesas tirando selfie no templo Fushimi Inari | ©Depositphotos

Japão e sua contribuição na evolução dos dispositivos móveis

Next Article
Estoque de atacados em Armazém | ©Depositphotos

O impacto das tendências econômicas na contratação pública por atacado

Related Posts