Japão cria ministério para cuidados com a saúde mental

Sakamoto foi oficializado ministro da ‘Solidão’. Ele tem a missão de ajudar as pessoas afetadas emocionalmente pela pandemia.
Tetsushi Sakamoto Foto Charly Triballeau NYP
©Charly Triballeau/NYP

O governo do Japão decidiu criar um ministério exclusivo para ajudar a cuidar da saúde mental da população em razão dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a CNN News, o encarregado da pasta é Tetsushi Sakamoto, que foi nomeado ministro da ‘Solidão’, com a missão de ajudar as pessoas que ainda estão isoladas em casa por causa da pandemia, de acordo com o jornal The Japan Times.

No Japão, além das quase 8 mil mortes pela Covid-19, o número de suicídios aumentou pela primeira vez em 11 anos.

“As mulheres estão sofrendo mais com o isolamento (do que os homens), e o número de suicídios está em uma tendência crescente. Espero que você identifique os problemas e promova medidas políticas de forma abrangente ”, disse o primeiro-ministro Yoshihide Suga a Sakamoto na reunião de nomeação.

“Espero realizar atividades para prevenir a solidão social e o isolamento e para proteger os laços entre as pessoas”, disse Sakamoto em coletiva de imprensa.

Ele revelou planos de realizar um fórum de emergência no final de fevereiro para ouvir opiniões daqueles que ajudam as pessoas que enfrentam a solidão e o isolamento. A ideia é discutir medidas de apoio. Suga planeja participar do fórum.

Em meio à propagação de novos casos de Covid-19, o combate à solidão e ao isolamento, que estão ligados a questões como pobreza, isolamento social e suicídio, é uma tarefa urgente.

Alguns legisladores do Partido Liberal Democrata, partido governista, estão estudando o assunto voluntariamente.

Uma vez que a questão envolve várias agências, o governo criará um conselho no Secretariado do Gabinete, com Sakamoto desempenhando um papel central na implementação de iniciativas de políticas no setor.

Sakamoto também é responsável por promover o engajamento dinâmico de todos os cidadãos e medidas para o declínio da taxa de natalidade.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas no Japão de máscara | Foto: Athit Perawongmetha

Governos regionais do Japão pedem fim de estado de emergência

Next Article
Pessoas em Tóquio | ©Shihoko Nakaoka

Desemprego no Japão continua em ritmo de queda, apesar de Covid

Related Posts