Japão rebaixa Covid-19 para gripe sazonal a partir de maio

A reclassificação da Covid-19, que matou mais de 6,8 milhões de pessoas em todo o mundo em menos de 3 anos, ocorre em meio às preocupações do Japão com a economia.
Pessoas no Japão de máscara | Foto: Athit Perawongmetha
©Athit P.

Atualizado em 08/02/2023

O governo do Japão anunciou que irá reclassificar a Covid-19 como uma enfermidade da mesma categoria que a gripe, passando a contar os casos de infecção por coronavírus usando o mesmo método adotado para a influenza sazonal, informou o site NHK News, da da emissora pública japonesa NHK, acrescentando que o rebaixamento da Covid-19 entrará em vigor a partir de 8 de maio próximo.

As medidas atuais determinam que todos os casos de Covid-19 devem ser relatados. Atualmente, o coronavírus está classificado na segunda categoria mais alta, de um total de cinco níveis. A influenza sazonal pertence à categoria mais baixa.

Cerca de 5 mil instituições médicas em todo o país divulgam dados sobre a gripe uma vez por semana.

Um painel de especialistas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social deve se reunir em fevereiro para discutir a implementação da mesma medida para o coronavírus. O grupo irá também debater maneiras de selecionar as instituições que vão relatar os casos.

Autoridades sanitárias afirmam que governos locais vão continuar a análise do genoma para monitorar um possível surgimento de novas variantes.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, informou que instruiu seu gabinete a reclassificar a Covid-19 no último dia 20, sinalizando que o seu governo procura se concentrar na recuperação econômica do país.

Números da Covid-19

Dados publicados pelas organizações Our World In Data e JHU CSSE COVID-19 Data mostram que o total de casos registrados de Covid-19 no arquipélago japonês soma cerca de 32 milhões. O número de mortes, por sua vez, soma aproximadamente 69 milhões desde o início da pandemia – dados atualizados em 7 de fevereiro .

No Brasil, o número de casos totaliza 36,9 milhões, enquanto o de mortes se aproxima de 700 mil, ou seja, totaliza 698 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia – dados atualizados em 7 de fevereiro.

Já o número global de casos confirmados passa de 672 milhões, enquanto o de mortes é superior a 6,85 milhões, de acordo com a organização JHU CSSE.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Japão vence Brasil no Mundial Sub-20 Feminino | Foto: Reprodução / Twitter@FIFAWWC

Retrospectiva 2022: Japão vence o Brasil no Mundial Sub-20 de Futebol Feminino

Next Article
Pessoas atravessando um cruzamento no bairro Akihabara, em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo

Um terço das empresas no Japão vai aumentar os salários

Related Posts