Do Mundo-Nipo
O primeiro eclipse solar do ano poderá ser observado nesta terça-feira (28). Sua visibilidade, no entanto, estará ao alcance apenas para observadores na Antártida, Austrália e sul do Oceano Índico, às cerca de 6h GMT (3h do horário de Brasília).
Os eclipses solares ocorrem quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, o que significa que o astro fica oculto para as pessoas que vivem em países que se encontram na sombra do satélite natural.
O Sol é cerca de 400 vezes maior que a Lua, mas também está 400 vezes mais distante. Por isso, nosso satélite natural é capaz de ocultar totalmente o Sol quando o observador está na sombra projetada sobre a superfície terrestre.
Os eclipses totais ocorrem quando a Lua passa entre a Terra e o Sol e os três astros ficam perfeitamente alinhados, enquanto os parciais ocorrem quando uma pequena parte do disco solar fica visível, como se o astro rei tivesse levado uma mordida.
Este será um um raro eclipse anular, aquele em que a Lua entra na frente do Sol, mas não o cobre totalmente, deixando um anel de luz ao seu redor. Isso acontece porque a Lua estará em um ponto mais distante da Terra, fazendo com que o satélite pareça menor. À luz do dia, animais começarão a agir como se começasse a anoitecer e estrelas poderão ser vistas no céu. A melhor visão deste breve anel de fogo será da Antártida.
Este será um dos dois eclipses solares que ocorrerão em 2014. O segundo eclipse solar acontece em 23 de outubro, será parcial, quando a Lua não fica exatamente na frente do Sol, e poderá ser observado apenas do Oceano Pacífico e do Alasca.
A melhor visão deste breve anel de fogo será da Antártida. Alguns sites irão transmitir o eclipse ao vivo.
(Do Mundo-Nipo com Agências)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.