Potencial antibiótico é descoberto dentro do nariz humano

A descoberta ressalta a importância do corpo humano como nova fonte para o desenvolvimento de antibióticos.
Exame nasal Foto Stockvault
A cavidade nasal é um rico ecossistema para cerca de 50 bactérias diferentes (Foto: Stockvault/Free)

Um grupo de cientistas da Alemanha anunciou ter descoberto um novo tipo de antibiótico e potencialmente eficaz, produzido a partir de bactérias encontradas em narizes humanos. O estudo, ainda preliminar, foi publicado esta semana na revista científica “Nature”, informou a emissora pública ‘NHK’.

Segundo os pesquisadores, a descoberta ajudará a desenvolver futuramente uma nova classe de antibióticos capazes de lutar contra infecções por bactérias resistentes, uma vez que o antibiótico pode matar diversos patógenos perigosos, inclusive a superbactéria MRSA (Staphylococcus aureus) que é resistente à meticilina.

O grupo da Universidade de Tuebingen descobriu que muitas pessoas que não têm em suas narinas a bactéria Staphylococcus aureus – que causa doenças infecciosas na pele, entre outras -, possuem a bactéria Staphylococcus lugdunensis, que produz uma nova gama de antibióticos. Os cientistas denominaram este novo antibiótico de “lugdunin”.

Os cientistas também testaram o novo antibiótico em camundongos e constataram que o mesmo pode eliminar infecções bacteriológicas na pele. Os testes com camundongos também evidenciaram que o lugdunin atua contra o Staphylococcus aureus resistente à methicilina.

A principal autora do estudo, Andreas Peschel, pesquisadora da Universidade de Tuebingen, explicou que a razão do estudo focar-se nesta parte do corpo em particular é porque a cavidade nasal é um rico ecossistema para cerca de 50 bactérias diferentes, além de ser um ponto focal para muitas infecções virais.

A pesquisadora destacou que a pesquisa ainda está em estágio preliminar e que a equipe vai precisar de anos de trabalho, provavelmente com uma empresa farmacêutica, antes de um novo antibiótico poder ser desenvolvido e testado em ensaios clínicos.

O professor Mitsuo Kaku, da Universidade de Tohoku, disse que os antibióticos desenvolvidos até agora são geralmente isolados de bactérias encontradas no solo. “A descoberta é de extrema importância. O microbioma humano é uma potencial nova fonte para a produção de medicamentos eficazes contra bactérias resistentes”, afirmou ele à ‘NHK’.

Total
0
Shares
Previous Article
Brasil vence Japao no Serra Dourada Foto Kyodo 900x600 02

Brasil vence Japão em último amistoso antes das Olimpíadas

Next Article
Yuriko Koike vence eleicoes ao governo de Toquio Foto Reina Kitamura AJW

Ex-ministra vence eleições e torna-se primeira mulher a governar Tóquio

Related Posts