As 5 empresas japonesas mais antigas do planeta; com até 1,4 mil anos

O Japão domina o ranking de países com empresas mais antigas do mundo. A mais antiga foi fundada em 578 d.C. e continua em plena atividade.
Empresas japonesas mais antigas do mundo Foto Edicao MN
Empresas japonesas mais antigas do mundo | Fotos: Montagem MN

O Japão é possuidor de uma longa história, herdeiro de uma civilização que antecede o século VII a.C., quando a nação teve seu primeiro imperador (Jimmu). Embora não exista registros comprobatórios sobre seu governo como imperador, a Família Imperial do Japão baseia-se como seus descendentes diretos.

O arquipélago japonês, que é formado por quatro ilhas principais e mais de 3 mil menores, é extremamente montanhoso, o que dificulta a agricultura e contribui para que 67% do território ainda seja coberto por florestas. A pequena quantidade de terra arável, aliada ao extenso litoral, levou o país ao desenvolvimento da maior indústria de pesca do mundo.

A criação de empresas fez-se necessária desde a instauração do império. Entre as mais antigas estão as fabricantes de móveis, hotéis e construtoras, com algumas datando mais de 1.400 anos e em ainda em plena atividade, o que levou o Japão ao topo dos países com as empresas mais antigas do mundo. Há registros de dezenas de empresas japonesas com mais de 10 séculos de existência.

Pensando nisso, o Mundo-Nipo resolveu compilar uma lista com as cinco empresas mais antigas do Japão, ou seja, as mais antigas do planeta em atividade. Entretanto, quando a compilação de uma lista que compreende empresas cuja a existência é mais antiga do que a de muitos países, torna-se complexo rastrear detalhes concretos. E, embora possa parecer contra-intuitivo, novos detalhes são susceptíveis de surgir a qualquer momento.

Destacamos o Hotel Keiunkan, que apesar de estar em segundo em nossa lista, foi reconhecido como o hotel mais antigo do mundo ainda em atividade após fornecer provas ao Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records), em 2011.

Veja a seguir a lista com as cinco empresas japonesas mais antigas do mundo em atividade (em ordem decrescente):

Tanaka Iga (fundada em 888 d.C.)
Empresa Tanaka Iga Fotos Reproducao Montagem MN
A empresa utiliza a habilidade e técnica milenar para produzir lindos objetos | Fotos: Tanaka Iga / Montagem MN

Com sede em Kyoto, ou Quioto, esta empresa foi fundada em 888 d.C. (alguns registros constam datar em 885), e tem vindo a produzir produtos para templos budistas de alta qualidade por mais de 1.100 anos.

A empresa utiliza sua habilidade e técnica milenar para produzir objetos deslumbrantes. Altar, móveis, lanternas, entre outros itens essenciais para templos são produzidos por esta que é a empresa mais antiga do mundo neste ramo e 5ª colocada no ranking das empresas mais antigas do planeta.

Saiba mais sobre a empresa, incluindo história e produtos produzidos, no site oficial da Tanaka Iga.

4 Hoshi Ryokan (fundada em 718 d.C.)
Hotel Hoshi Ryokan | Foto: Guinness
Com acomodações amplas e luxuosas piscinas termais, esta empresa de quase 1.300 anos é o terceiro hotel mais antigo do mundo | Foto: Guinness

Localizado em Hokusan, na província de Ishikawa, o Hoshi Ryokan já foi cogitado como o hotel mais antigo do planeta até 2011. Agora está listado como o terceiro mais antigo do planeta.

Com acomodações amplas e luxuosas piscinas termais, esta empresa de quase 1.300 anos de idade foi fundada por um lenhador à mando de um monge.

Contam que, depois de receber visões da divindade da montanha Hakusan Daigongen, o monge Taicho Daishi desceu da montanha e pediu a um lenhador local para ajudá-lo a encontrar um onsen (termo japonês para águas termais). Uma vez descoberto o local, o lenhador Sasasekiri Gengoro, construiu a pousada.

O hotel ganhou fama porque é dito que estas fontes termais foram um presente dos deuses da montanha Hakusan para aliviar e curar as enfermidades dos seres humanos.

Vale destacar que o nome do hotel é Hoshi, mas é operado pela companhia Zengoro, que é também o nome da família no comando do hotel e da companhia. O nome da família anterior, “Gengoro”, mudou ao longo dos mais de 10 séculos de existência.

Mais detalhes, incluindo preços e reservas, podem ser conferidos no site do hotel Hoshi Ryokan.

3 Koman (fundada em 717 d.C.)
Empresas mais antigas do Japão - Hotel Koman | Foto: Divulgação/Koman Hotel
Um dos mais procurados da lista, este encantador hotel possui um grande número de piscinas termais | Foto: Divulgação/Koman Hotel

Localizado na cidade de Toyooka, na província de Hyogo, o hotel Koman foi fundado depois de um sonho divino.

Contam que Hyuga, cuja família estabeleceu o hotel, foi visitado por quatro divindades durante a noite. As divindades lhe disseram que ele precisava proteger as pessoas que viviam na área bem como seus antepassados. Então, depois de construir templos para os deuses, sua família começou a trabalhar para recuperar a terra e, finalmente, o local com águas termais foi descoberto. A história da pousada é contada oficialmente em um pergaminho histórico.

Além de um grande número de piscinas termais disponíveis para os hóspedes, o antigo hotel também está localizado perto de vários pontos turísticos.

Para quem está interessado em hospedar-se em um hotel com 1.300 anos, o preço da diária de quarto simples custa cerca de 1,2 mil reais por pessoa, incluindo refeições. Reservas com a Sennennoyu Koman (em japonês) ou no site de viagens TripAdvisor (em português).

2 Keiunkan (fundada em 705 d.C.)
Empresas mais antigas do Japão / Hotel Keiunkan (Foto: Divulgação/Keiunkan)
Keiunkan é oficialmente o hotel mais antigo do mundo, e também a segunda empresa em atividade mais antiga do planeta | Foto: Divulgação/Keiunkan Hotel

O Keiunkan é um pitoresco hotel localizado na província de Yamanashi e o único da lista de empresas mais antigas reconhecido oficialmente como o hotel mais longevo do mundo, e também a segunda empresa em atividade mais antiga do planeta.

Contam que o hotel foi fundado depois de um lenhador ter descoberto um macaco branco ferido que auto se curou ao banhar-se nas águas termais do local. Desde então, esta pousada tem sido um destino popular para os doentes a mais de 1.300 anos.

Além das requintadas instalações, o ambiente natural do hotel é certeza de fazer até mesmo o empresário mais estressado se sentir relaxado pela primeira vez.

A diária de um quarto simples custa o equivalente a 1,3 reais e as reservas podem ser feitas no próprio site do Hotel keiunkan.

Kongo Gumi (fundada em 578 d.C.)
Empresa Kongo Gumi Co Foto Reproducao Montagem MN
Empresa Kongo Gumi Co. | Foto: Reprodução / Montagem MN

E, finalmente, a empresa mais antiga do mundo. A construtora Kongo Gumi foi fundada no ano de 578 por um imigrante coreano. Registram relatam que o coreano chegou ao Japão focado em construir templos budistas.

Em 2006, a Kongo Gumi passou por problemas financeiros e, em 2007, anunciou que iria fechar suas portas. Porém no mesmo ano, a companhia foi adquirida por outra empresa do mesmo ramo, a Takamatsu, uma das maiores construtoras do Japão.

Empresa Kongo Gumi Co Foto Reproducao Montagem MN 02
Santuários e templos construídos pela Kongo Gumi Co. | Foto: Reprodução / Montagem MN

Ao longo dos séculos, Kongo Gumi, que sempre foi especializada em construir templos e santuários, participou da construção de muitas edificações famosas, incluindo a construção original do Castelo de Osaka, no século XVI.

Castelo de Osaka Foto: Sotckvault
Castelo de Osaka | Foto: Sotckvault

Embora tenha se tornado uma subsidiária da companhia Takamatsu, a Kongo Gumi ainda continua a construir templos. Portanto, não há como negar que a construtora, com seus mais de 1.400 anos de existência, é a mais antiga empresa em atividade do mundo.

Confira, na íntegra, a história da empresa mais antiga do planeta no site oficial da Kongo Gumi Co. (em japonês) ou no site do Takamatsu Group (em inglês).

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
Empresa: Honkawa Data Tribune (em japonês)
Empresa: Sennennoyu Koman (em japonês)
Sites: Tanaka Iga | Hoshi Ryokan | Keiunkan | Kongo Gumi Co

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Ícone de atualização 01 Atualizada em 29/10/2021.

Total
0
Shares
Previous Article
Lutadoras olimpicas Yoshida e Icho Foto Kyodo 20140913

Japão quer conquistar 14 medalhas de ouro nas Olimpíadas do Rio

Next Article
Terremoto em Mashiki Kumamoto em 15 04 2016 Foto Kyodo WRT7492 900x600 02 min

Cerimônia homenageia vítimas dos terremotos em abril no sul do Japão

Related Posts