Do Mundo-Nipo
O preço médio da gasolina comum no mercado japonês atingiu o maior nível em mais de seis meses, subindo esta semana para 145,1 ienes (US$ 1,18) o litro, de 144,9 ienes registrados na semana anterior, marcando a décima alta semanal consecutiva, informou nesta quarta (1) a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.
Na comparação por prefeituras, os preços subiram em 27 das 47 províncias japonesas, recuando em nove e ficando praticamente inalterado nas demais. As maiores altas na semana foram registradas em Kochi (2,60 ienes), Saitama (1,80 iene) e Akita (1,40 iene). A província de Kagoshima continua com o preço mais elevado, o mesmo da semana anterior, custando 152,70 ienes em média, seguida por Kochi (152 ienes) e Nagasaki (151,40 ienes), de acordo com o relatório semanal da ANRE.
Apesar da série de avanços, o preço médio nacional esta semana ficou 13,8% mais baixo que o registrado um ano antes, quando o litro custava 168,4 ienes em média, o que representa o 29º declínio semanal consecutivo na comparação anual.
No entanto, a agência ressalta que o valor atual da gasolina comum continua o mais alto desde o registrado na primeira semana de 2015, quando custava, em média, 145,2 ienes no dia 5 de janeiro.
Em meados de fevereiro deste ano, o preço marcou a primeira alta semanal em cerca de sete meses, refletindo uma recuperação nos preços do petróleo. Mas, no final de março, o preço da gasolina voltou a recuar após seis altas semanais, acompanhando a retomada da queda nos preços das commodities petrolíferas.
No geral, o preço atual da gasolina continua bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril do ano passado, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.
A pesquisa semanal da ANRE inclui os preços médios de praticamente todos os combustíveis utilizados no Japão. Na semana, o óleo diesel subiu para 123,40 ienes o litro, alta de 0,20 iene em relação à semana anterior. Já o preço médio da gasolina especial aumentou para 156,0 ienes o litro, avanço de 0,30 iene ante e semana passada.
Fontes: MNI News | Agência Kyodo
*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.