Investimento de empresas no Japão avança pelo 9º trimestre seguido

O investimento de capital corporativo deu uma salto de quase 6% no período de abril a junho.

Do Mundo-Nipo

Um dos indicadores mais importantes do Produto Interno Bruto (PIB), o investimento das empresas, avançou pelo nono trimestre consecutivo no Japão, em termos anualizados, mostraram dados do governo nesta terça-feira (1), indicando uma recuperação contínua no investimento de capital corporativo diante do enfraquecimento do iene.

O Ministério das Finanças pesquisou mais de 30 mil companhias e constatou que elas gastaram um total de 9,04 trilhões de ienes (US$ 75 bilhões) durante o período de abril a junho. Isto significa um aumento de 5,6% em relação ao mesmo período no ano anterior, em termos de ienes.

Apesar do significativo aumento na comparação anual, o ritmo de crescimento do indicador no trimestre encerrado em junho sofreu um ligeiro recuo em relação ao primeiro trimestre do ano, registrando retração de 2,7% em um ajuste sazonal.

No mesmo período, o gasto de capital no setor manufatureiro expandiu 11,6%, para 3,16 trilhões de ienes, marcando o quarto ganho trimestral consecutivo. Já as empresas de atividade não manufatureira registraram um aumento de 2,6%, para 5,88 trilhões de ienes, o que representa o nono trimestre consecutivo de avanço.

Durante o segundo trimestre de 2015, o dólar subiu 19,28 ienes na comparação com o mesmo período do ano anterior, disse um funcionário do ministério durante a divulgação da pesquisa.

Segundo ele, “um iene fraco geralmente apóia os exportadores”. Isso porque os produtos japoneses ficam mais baratos e aumentam o valor da receita no exterior em termos de ienes, contribuindo assim para melhorar os lucros das empresas, o que resulta na expansão de seus investimentos.

Capital corporativo
O investimento de capital corporativo é importante porque mostra a capacidade do país de continuar crescendo no futuro: quando uma empresa planeja aumentar a produção, ela investe em maquinários, transporte e infraestrutura, por exemplo.

Se este índice cai, isso indica que os empresários não estão confiantes e, portanto, não pretendem ampliar a produção. Se as empresas não crescem, deixam de contratar trabalhadores e de produzir mais, fazendo com que a economia desacelere no longo prazo.

No mês passado, o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), indicou que as exportações e a produção industrial no Japão “seguem recuperando-se, apesar de algumas oscilações”, e que o investimento de capital corporativo continua mostrando uma “tendência de aumento moderado”.

Fontes: Agência Kyodo | NHK News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar sobe mais de 1% e fecha no maior valor desde fevereiro de 2003

Next Article
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016

Japão simula terremoto em dia nacional de prevenção de desastres

Related Posts