Escândalos e tufão abalam a produção japonesa em agosto

Fatores como o tufão, problemas na indústria automotiva e a desaceleração da economia global estão impactando a produção industrial do Japão.
Indústria japonesa na zona industrial em Shizuoka | ©Asahi Images
Zona industrial em Shizuoka | ©Asahi Images

A produção industrial do Japão sofreu uma contração acentuada de 3,3% em agosto, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI). O forte declínio superou as expectativas do mercado, que projetavam uma redução bem mais moderada, em torno de 0,9%.

A principal causa desse declínio foi a queda na produção de veículos motorizados, que tombou 10,6% ante o mês anterior, um movimento influenciado por interrupções causadas pelo tufão Shanshan e por escândalos oriundo das investigações sobre irregularidades nas certificações de alguns modelos, o que levou à suspensão de sua produção e venda no mercado japonês. 

O setor de maquinário, que inclui equipamentos para fabricação de chips, também registrou uma forte contração, de 18,7% em agosto na mesma base de comparação. A queda foi influenciada, em grande parte,  pela desaceleração da demanda global, especialmente na Ásia, com destaque para a queda nas exportações para Taiwan.

METI Alerta o otimismo dos fabricantes

Embora a queda tenha sido bastante acentuada, os fabricantes pesquisados pelo METI acreditam em crescimento para os dois próximos meses, prevendo alta de 2,0%, a um ajuste sazonal, na produção para setembro e forte expansão de 6,1% para outubro. Porém, considerando as dificuldades do cenário atual, o Ministério alerta que as projeções dos fabricantes são positivas demais.

Representantes do METI apontaram que, “mesmo com a previsão de expansão para setembro, a produção industrial do terceiro trimestre deve continuar aquém da produção do segundo trimestre”. Essa expectativa reflete a persistência de incertezas globais e os desafios enfrentados pela indústria, que podem afetar o crescimento econômico do país nos próximos meses.

Apesar do cenário desafiador para a indústria, a economia japonesa ainda apresenta sinais de resiliência, tais como os investimentos de capital, que têm aumentado, bem como o mercado de trabalho, que tem mostrado sinais de fortalecimento.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News Japan /
Reuters Japan

Essa notícia foi revisada com a ajuda de inteligência artificial (Gemini). Para saber mais sobre o Gimini, acesse Gemini criador de conteúdos e revisor de texto.

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share