Gastos das famílias no Japão têm maior alta em 39 anos

Os gastos atingiram uma alta recorde de 7,2% em março.

Do Mundo-Nipo

Os gastos das famílias no Japão cresceram em seu ritmo mais rápido em 39 anos, registrando alta de 7,2% em março ante o mesmo período do ano anterior, em termos reais ajustados aos preços, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (2), indicando que o consumo acelerou no mês ante ao aumento de imposto sobre as vendas, que entrou em vigor em 1º de abril.

O resultado é extremamente superior à queda de -2,5% registrada em fevereiro e maior que a previsão média de mercado, de alta para 1,7%.

Em termos nominais, as famílias gastaram uma média de 345,000 ienes (US$ 3,4 mil) em março, informou o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações em um relatório preliminar.

A alta foi de 9,3% na base nominal, de 9,6% em termos nominais e de 7.5% em termos reais. O aumento foi o mais acentuado desde março de 1975, quando os gastos das famílias subiram após a primeira crise do petróleo.

Os gastos com produtos domésticos, incluindo eletrodomésticos e itens de uso pessoal, atingiram um aumento anual de quase 83%. Já os gastos com transporte e comunicações, incluindo carros e passes de transportes, registrou alta de 13%.

No período, o rendimento médio real das famílias caiu 1,4%, para 438,145 ienes (US$ 4,3 mil), em termos nominais. Em termos reais, houve baixa de 3,3% em relação ao ano anterior.

Para ver os dados completos, acesse o site do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Base monetária do Japão atinge volume recorde em abril

Next Article

Gastos dos consumidores no Japão caem menos que o esperado

Related Posts