O iene se fortaleceu nesta terça-feira, atingindo a cotação média de ¥129 em relação ao dólar americano, um nível visto pela última vez em junho de 2022, em meio a especulações de que o Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) se afastará ainda mais de sua política monetária super frouxa, informou a Kyodo News.
No mercado de câmbio em Tóquio, o dólar chegou 129,50 ienes na cotação mínima, enquanto na máxima tocou os 131 ienes, antes de atingir 130,10 ienes às 17h locais (5h no Brasil).
O iene atraiu a compra dos investidores, já que os participantes do mercado esperam que o banco central japonês revise para cima sua perspectiva de inflação em sua reunião de política monetária no final deste mês, disseram os corretores.
Em dezembro, o BOJ decidiu permitir que as taxas de juros de longo prazo se movessem em uma faixa mais ampla. O movimento surpresa foi visto como um aumento efetivo da taxa, alimentando opiniões de que a diferença nas taxas de juros japonesas e americanas diminuiria e levaria o iene a se fortalecer em relação ao dólar.
A alta acentuada do iene também foi estimulada por menos participantes no mercado no início do ano novo, disseram corretores à Kyodo.
== Mundo-Nipo (MN)