Do Mundo-Nipo
O Japão manteve sua base monetária em níveis altos, em aproximadamente US$ 1,98 trilhão no fim de janeiro. Entretanto, houve um recuo de cerca de US$ 10 bilhões em relação ao mês anterior, sendo esta a primeira queda mensal em um ano, informou nesta terça-feira o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).
O BoJ afirma, no entanto, que a margem de queda foi pequena neste ano, pois a base monetária no fim de janeiro tem normalmente uma queda de aproximadamente 70 bilhões de dólares em relação ao fim de dezembro. Isso se deve ao aumento da demanda por dinheiro em espécie durante o período de fim de ano.
A autoridade monetária japonesa planeja aumentar a base monetária para aproximadamente 2,7 trilhões de dólares, injetando fundos no sistema financeiro até o fim deste ano fiscal.
A base monetária é o dinheiro em circulação somado do balanço de depósitos em conta corrente mantidos no Banco Central pelas instituições financeiras.
As informações são da NHK News e da agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.