O Ministério da Economia do Japão anunciou que pretende triplicar as vendas do setor de semicondutores ao longo dos próximos sete anos, informou o site de notícias da emissora estatal japonesa NHK.
Segundo a NHK News, a autoridades do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão disseram que têm visto os fabricantes de chips no país serem ultrapassados por concorrentes estrangeiros, e observaram como as interrupções na cadeia de fornecedores ameaçaram a segurança econômica do país.
O Japão precisa de um suprimento estável de chips avançados para impulsionar setores como os de inteligência artificial e de veículos autoguiados, disseram os representantes da pasta econômica.
RELACIONADO
⇨ Japão bloqueia exportação de equipamentos de chips para China
Atualmente, o país depende de importações, principalmente de Taiwan, mas tensões geopolíticas transformam esta dependência em uma “estratégia arriscada”.
Na segunda-feira (3), representantes do ministério mostraram uma nova estratégia a um painel de especialistas. A meta é alcançar vendas no valor de 15 trilhões de ienes, ou mais de 110 bilhões de dólares, até 2030.
A intenção é garantir que empresas japonesas possam competir com rivais de Taiwan e da Coreia do Sul, que estão se preparando para lançar chips avançados de apenas 2 nanômetros.
Eles propõem também a fabricação de mais chips de memória com tecnologia avançada para smartphones e centros de dados, bem como semicondutores de alto desempenho para o controle de veículos elétricos.
Para cumprir tais metas, o ministério pleiteia mais de 75 bilhões de dólares em investimentos dos setores público e privado ao longo dos próximos dez anos.
== Mundo-Nipo (MN)
Com NHK News
Foto: Depositphotos