Gastos das famílias no Japão seguem caindo com alta dos preços

A crescente inflação levou as famílias japonesas a reduzirem fortemente as despesas com alimentos, educação e bens domésticos.
Pessoas fazendo compras em supermercado no Japão | ©Matichon.jp
©Matichon.jp

Os gastos das famílias no Japão caíram 2,5% em agosto em relação ao ano anterior, diminuindo pelo sexto mês consecutivo, à medida que o aumento dos preços levou as pessoas a reduzirem os gastos com alimentos e educação, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (6), de acordo com a Kyodo.

Famílias de duas ou mais pessoas gastaram em média 293.161 ienes (US$ 1.975), informou o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações. A taxa de declínio foi inferior aos 5,0% registrados em julho.

A fraqueza contínua nas despesas ocorreu quando os salários reais caíram 2,5% em agosto, pelo 17º mês consecutivo de declínio, uma vez que o impacto do aumento dos preços superou o dos aumentos salariais, mostraram dados separados do Ministério do Trabalho.

As despesas alimentares, que representam cerca de um terço das despesas das famílias, caíram 2,5%, lideradas por reduções de produtos do mar, carne, lacticínios e ovos, em um contexto de aumento dos preços.

Por sua vez, os gastos com educação caíram 13,6%, uma vez que as famílias se viram obrigadas a reduzir as despesas com cursinhos.

O clima excepcionalmente quente diminuiu o apetite por roupas de outono, reduzindo os gastos com roupas em 5,9%.

As compras de pesticidas também caíram devido ao menor número de mosquitos em meio ao calor, levando a uma queda de 5,1% nos gastos com móveis e bens domésticos, disse o Ministério da Administração Interna.

Os gastos com suprimentos e serviços médicos caíram 11,2%, à medida que a procura por máscaras faciais e termómetros diminuiu depois de o estatuto legal da Covid-19 ter sido rebaixado para a mesma categoria da gripe sazonal.

Enquanto isso, os gastos com entretenimento cresceram 3,0%, impulsionados por um aumento nas viagens, à medida que mais pessoas saíam durante as férias de verão após a remoção das restrições ao coronavírus, com os gastos com pacotes turísticos no exterior aumentando 54 vezes.

Os dados são um indicador chave do consumo privado do Japão, que representa mais da metade do Produto Interno Bruto do país.

== Mundo-Nipo (MN)
Com a Kyodo News

Total
0
Shares
Previous Article
Parimatch | Foto Reprodução

Explorando o Cassino Online Parimatch Brasil

Next Article
Sala de aula vazia em escola no Japão | ©Depositphotos

Evasão escolar no Japão atinge recorde no ano fiscal de 2022

Related Posts