Crescimento do PMI do Japão está em ritmo de declínio

Os dados do PMI seguem mostrando leitura positiva para o setor de serviços japonês, porém, as tendências recentes indicam declínio no crescimento econômico.
Pessoas atravessando cruzamento em Ginza, distrito de Tóquio | ©Depositphotos
©Depositphotos

Uma pesquisa da S&P Global em parceria com o Jibun Bank divulgada nesta segunda-feira (6), revelou que o índice de gerentes de compras (PMI) do Japão registrou uma queda de 53,8 em setembro para 51,6 em outubro. No entanto, mesmo com o ritmo mais lento, o índice se manteve acima do nível médio de 50,0 pelo 14º quarto mês consecutivo, indicando a continuidade da expansão econômica., de acordo com o site financeiro InfoMoney.

O PMI composto do Japão também se manteve acima do ponto médio, registrando 50,5 em outubro. No entanto, houve uma queda em relação ao valor de setembro (52,1), tanto na atividade de serviços quanto na produção industrial.

De acordo com Andrew Harker, diretor de Economia da S&P Global Market Intelligence, os dados do PMI continuam mostrando uma leitura positiva para o setor de serviços japonês, porém, as tendências recentes indicam um declínio no crescimento econômico. Ele ressalta que as taxas de expansão da atividade e de novos pedidos foram as mais suaves desde o início do ano, e a confiança das empresas demonstra certa fragilidade, sugerindo que o abrandamento pode persistir à medida que o ano de 2023 chega ao fim.

Olhando para o setor privado como um todo, a incapacidade da economia de serviços de sustentar o impulso inicial do início do ano está culminando no enfraquecimento contínuo do setor manufatureiro, o que está freando o crescimento geral. De fato, em outubro, as novas encomendas estagnaram, encerrando uma sequência de oito meses de expansão.

Andrew Espera que a demanda por serviços comece a se recuperar nos próximos meses, “o que ajudará a manter o crescimento na produção tanto no setor de serviços quanto de forma mais ampla”.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: InfoMoney
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Gigantesco monumento circular suspenso com ilustrações de personagens populares de anime é destaque no primeiro andar da Anime Tokyo Station | ©Kyodo Images

Governo de Tóquio inaugura centro de 'cultura anime'

Next Article
Sinal vermelho em frente a sede do BC do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images

BC do Japão alivia controle de preços e aumenta risco de alta de juros

Related Posts