Japão e EUA fecham acordo sobre minerais usados em energia limpa

Os EUA querem resolver os problemas das restrições que impôs a novos subsídios para veículos elétricos e o atual domínio da China no fornecimento de minerais como lítio e grafite.
Petalite é um mineral importante para a obtenção de lítio | ©Depositphotos
Mineral Petalite | ©Depositphotos

Os governos de Japão e dos Estados Unidos fecharam um acordo comercial sobre minerais usados em tecnologias de energia limpa, de modo que os japoneses atendam às exigências de fornecimento para novos subsídios de veículos elétricos nos EUA e que o domínio da China no setor seja enfraquecido.

Sob o acordo, os dois vão se abster de cobrar impostos sobre a exportação de minerais críticos que comercializam e adotarão padrões trabalhistas em comum na produção de minerais, entre outras medidas, segundo anúncio dos EUA.

O pacto, que se baseia em um acordo comercial limitado que americanos e japoneses anunciaram em 2019, será revisado a cada dois anos para eventuais alterações.

O governo dos EUA começou a buscar acordos comerciais sobre minerais críticos com aliados próximos, numa tentativa de resolver dois problemas: restrições que Washington impôs a novos subsídios para veículos elétricos e o atual domínio da China no fornecimento de minerais como lítio e grafite, necessários para a fabricação de carros do tipo.

A Lei de Redução da Inflação – amplo pacote climático, de saúde e tributário que o Congresso americano aprovou no ano passado – revisou normas de crédito fiscal para compras de veículos elétricos. Uma das exigências para se qualificar a um crédito integral de US$ 7.500 é que grande parte dos minerais contidos na bateria de um veículo venha dos EUA ou de um país que tenha acordo de livre comércio com Washington.

Muitos aliados próximos dos EUA, incluindo Japão, União Europeia (UE) e Reino Unido, não têm os tradicionais acordos de livre comércio com Washington.

Autoridades do governo dos EUA elaboraram o acordo com Tóquio de maneira que minerais do Japão passem a atender as exigências de fornecimento para o novo subsídio, sem a necessidade de iniciar discussões longas e politicamente difíceis sobre questões comerciais mais amplas.

Os EUA estão negociando com a UE um acordo comercial semelhante, com foco em minerais críticos, e planejam fazer o mesmo com o Reino Unido.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Dow Jones Newswires
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Poker online | ©Depositphotos

Como gerenciar seu bankroll ao jogar em Cassino Online

Next Article
Área turística no Bairro Asakusa, em Tóquio | Foto: Koji Sasahara/AP

Mais de 60% das empresas no Japão vão aumentar o salário base em 2023

Related Posts